Institucional

Abinee, Liberato e APL formam primeira turma de Automação Industrial

By 3 de dezembro de 2014 Sem comentários

Quatorze profissionais do mercado industrial agora são especializados em Automação com ênfase em Petróleo e Gás. A primeira turma do curso pós-técnico é fruto de uma parceria entre a Fundação Liberato, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle, eixo Porto Alegre – Caxias do Sul.

O professor da Fundação e do curso, Irineu Alfredo Ronconi Junior, explica que a inspiração surgiu para preencher uma demanda de mão de obra qualificada existente na área, entre as empresas associadas da Abinee. “Quando ainda não éramos uma especialização, mas apenas um curso, em nossa primeira turma, todos que cursaram saíram empregados. A demanda nessa área ainda existe e as empresas têm interesse. Prova disso é que as últimas aquisições dos laboratórios do curso foram com investimento de uma delas”, lembra. Com a descoberta do pré-sal, a área tende a crescer ainda mais, criando cada vez mais demanda por trabalhadores. “Independente de governos, todos investirão fortemente nessa área. Eu diria que nos próximos dez anos essa demanda será sempre atual”, afirma.

Um grande diferencial dos alunos formados pelo curso é que são especializados em diferentes áreas, como indústria química, mecânica, eletrônica, mecatrônica e refrigeração. “Os alunos já são técnicos nessas áreas e agora tiveram o mesmo currículo em automação e controle. Às vezes o empresário tem uma empresa de química e quer um técnico que entenda da área, mas especializado em automação. Estamos disponibilizando essa mão de obra no mercado. Normalmente, os cursos das áreas específicas não têm esse conteúdo”, conta o professor.

O curso tem duração de 360 horas, divididas em dois semestres. Para participar, é preciso apenas se matricular. A única exigência é que o aluno já tenha o diploma de técnico do eixo tecnológico no controle de processos, que envolve a área industrial, mecânica, automotiva, química, de automação, mecatrônica, entre outras.

Fonte: Newsletter Abinee RS

Compartilhe este post:

Deixe um comentário