Institucional

Bate-papo com Jessica Wade

By 28 de setembro de 2019 setembro 29th, 2019 Sem comentários

Nesta quinta-feira (26), estudantes e professores da Fundação Liberato tiveram o privilégio de conversar com uma das principais incentivadoras do público feminino na área da ciência, a física britânica Jessica Wade (27 anos).

Ela, que é do London Imperial College, contribui, diariamente, para que mulheres sejam devidamente representadas na área científica, escrevendo artigos e incentivando que estudantes e profissionais mulheres falem sobre o tema e atuem na área.

Na língua inglesa, apenas 17% das páginas biográficas são sobre mulheres e elas, muitas vezes, falam mais sobre sua vida pessoal e amorosa do que suas descobertas científicas. Jessica procura mudar essa realidade ao publicar páginas biográficas de outras mulheres cientistas e organizar wikithons, eventos em que um grupo de pessoas edita parte da enciclopédia. Além disso, ela também já distribuiu cópias do livro “Inferior”, de Angela Saini que desmistifica estudos tendenciosos sobre diferenças entre o sexo masculino e o sexo feminino.

Antes da conversa com a comunidade escolar, ela conheceu as instalações da escola e visitou a Feira Interna de Ciência e Tecnologia (Feicit).

Um pouco mais sobre Jessica Wade

Ganhadora do Institute of Physics Early Career Physics Communicator Prize (2015), prêmio de comunicação.
Ganhadora do Institute of Physics Jocelyn Bell-Burnell Award for Women in Physics (2016), prêmio foi desde 2007 como o prêmio Women in Physics Group e era originalmente conhecido como o Prêmio de Física Feminino Muito Precoce na Carreira. Ganhadora da Julia Higgins Medal em reconhecimento por seu trabalho em defesa da igualdade de gênero na ciência (2017). Nomeada pela Nature uma das 10 pessoas que fizeram a diferença na ciência mundial em 2018.

O London Imperial College, segundo o The World University Ranks (Revista Times Higher Education), é a 9ª Melhor Universidade do Mundo e também a 9ª mais internacionalizada. A instituição possui 14 vencedores do Prêmio Nobel, incluindo Sir Alexander Fleming, o descobridor da penicilina.

Entre os alunos famosos estão o autor de ficção científica H.G. Wells, o guitarrista do Queen, Brian May, o ex-primeiro ministro da Índia Rajiv Gandhi, o ex-diretor médico do Reino Unido Sir Liam Donaldson e o ex-diretor executivo da Singapore Airlines Chew Choon Seng. O lema da faculdade é Scientia imperii decus et tutamen, que se traduz em “conhecimento científico, a glória da coroa e a salvaguarda do império”.

[modula id=”152″]
Compartilhe este post:

Deixe um comentário