Institucional

Bate-papo com o ex-aluno Ricardo Nerbas

By 14 de julho de 2015 Sem comentários

Ricardo Nerbas

Idade: 60 anos.

Formação: Técnico em Elétrotecnica.

Atividade atual: Dirigente Sindical.

Cidade onde reside: São Leopoldo.

Qual o papel da Liberato no teu desenvolvimento pessoal e profissional?
Em 1974, quando conclui o curso de técnico no Liberato, a sensação é que eu estava pronto para a enfrentar o ainda desconhecido mercado de trabalho. Esta boa sensação tinha lá os seus motivos. Posso dizer que processo de ensino/aprendizagem diferenciado, a postura dos professores, a rotina regrada, a disciplina e o grau de exigências contribuíram para a minha formação técnica, e, sobretudo, para a minha formação como cidadão. Os conceitos éticos e morais, a importância do associativismo bem como o preparo técnico, permitiu o meu crescimento no campo profissional,  social  e familiar. Devo muito ao Liberato.

Como é o teu dia-a-dia de trabalho/atividade atual?
Em primeiro lugar, devo dizer que sou um profissional realizado. Sempre trabalhei como técnico industrial. Hoje estou aposentado como servidor da CEEE. No entanto, continuo atuando como dirigente à frente de entidades no Estado, no Brasil e do Exterior, que tem como objetivo defender a regulamentação profissional,  o emprego, o salário, a valorização profissional e a qualidade do ensino técnico.  As entidades as quais me refiro são: SINTEC-RS – Sindicato dos Técnicos Industriais do RS, FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais, CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar  e, OITEC – Organização Internacional de Técnicos, que tenho a honra de presidir. Importante destacar que assumi a presidência da OITEC, em outubro 2013, por ocasião da realização do  XII Congresso Internacional dos Técnicos, realizado durante a 28ª Mostratec. Como presidente da OITEC trabalho com o propósito de defender os interesses profissionais dos técnicos e fortalecer o desenvolvimento cultural, social e educativo de todos.

Saudades da Liberato?
Não tem como esquecer o ambiente escolar, ou seja, os colegas, os professores e funcionários. Todos foram importantes para a minha formação.  Talvez seja por essa razão que continuo tendo uma relação muito próxima com a instituição, procurando colaborar sempre no que for possível.

Como ex-aluno, deixa uma sugestão para aqueles que ainda estão estudando por aqui,                                                                                                                                                                         Para aqueles que têm a oportunidade (hoje existe uma grande disputa) de estudar na Liberato, a minha dica é que aproveitem o máximo para construir fortes relações pessoais e bons conhecimentos técnicos. As condições que a escola oferece é umas das melhores, entre todas as escolas técnicas do Brasil. Participem da MOSTRATEC, uma oportunidade de ouro onde cada estudante pode mostrar o seu talento para as empresas e o mundo.  

Compartilhe este post:

Deixe um comentário