Institucional

Clube de Relações Internacionais da Liberato

By 7 de Maio de 2018 Sem comentários

O Clube de Relações Internacionais da Liberato é um grupo de alunos que pretende desenvolver debates exclusivos e simulações de debates reais dentro da Liberato, direcionados para a comunidade Liberato, além de participar de simulações promovidas por outras instituições, como o BIS (UFRGSMUN Back in School) e o UFRGSMUNDI.

O objetivo geral é estimular a todos a desenvolverem a cooperação necessária para resolver problemas e chegar em acordos, a argumentação, para conseguir provas do seu ponto de vista, e a conscientização sobre os assuntos que envolvem o nosso cotidiano. 

Os debates são baseados nas reuniões e comitês da ONU que acontecem todo o ano no qual um ou uma diplomata de cada país tem possibilidade de representar as ideias de sua nação em determinado assunto. As pautas, em geral, podem variar, mas sempre são a respeito de questões de suma importância para o mundo globalizado. O principal foco desses debates da ONU é chegar em algum consenso que agrade o máximo possível todas as partes e conseguir manter o objetivo da ONU, resolver conflitos no diálogo, de forma estável.

Assim, os debates feitos pelo Clube seguem o MUN (Model United Nations ou Modelo das Nações Unidas). Na nossa versão, são dadas aos delegados instruções de como o país se comporta a respeito daquele determinado assunto e qual o objetivo dele dentro de um determinado comitê. O que acontece é que todos os países devem buscar o seu objetivo, o que faz necessária a cooperação entre os delegados. Por não ser algo real, as simulações dão liberdade para os delegados utilizarem das estratégias que bem entenderem para provar seus pontos, tendo sempre que prezar pelo respeito.

Qualquer um que tiver interesse será muito bem vindo para aprender, descobrir e debater sobre o mundo junto com a gente! 

Para participar do Clube, inscreva-se aqui.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário