Institucional

Comunidade Escolar colabora com a Coleta Seletiva

By 15 de dezembro de 2014 Sem comentários

Com dois meses desde a sua implantação, o processo de coleta seletiva de materiais da Liberato já é um sucesso. O Programa Socioambiental CataVida recolhe três cargas semanais de materiais semitriados, gerando renda para os catadores da Cooperativa Coolabore de Novo Hamburgo. O volume de material surpreendeu aos coordenadores do processo de coleta demosntrando significativa adesão da comunidade escolar.

Segundo o Coordenador do Programa Liberato Ambientalmente Sustentável na Liberato, Professor Pedro Giehl, “A escola produz bem mais material do que estimávamos e muitos professores e alunos estão trazendo jornais, revistas e embalagens pet de casa. Esse é um processo que pretendemos estimular na segunda fase do projeto de coleta, em 2015″.

Também foi desenvolvida pesquisa com os alunos e coletadas sugestões para o apefeiçoamento do processo de descarte e coleta de materiais. Entre as sugestões, está uma campanha de conscientização e mudança de cultura pois muitos ainda descartam o material de forma inapropriada. 

Segundo o Professor Giehl, está em estudo a realização de campanhas de difusão e concursos, com o envolvimento de toda comunidade escolar, em 2015. “O grande desafio é tornar os servidores e alunos da Liberato agentes conscientes de sustentabilidade ambiental. O que temos hoje, já é motivo de comemoração, mas está longe de ser a nossa potencialidade. Se quisermos atingir ISO 14000, precisamos melhorar muito nossas práticas de reaproveitamento de materiais e gerar energia. Sair da pauta negativa para a positiva efetivamente”, destaca ele. 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário