Institucional

Desafio de Robôs

By 8 de dezembro de 2017 Sem comentários

Na manhã desta quinta-feira (07), aconteceu o Desafio de Robótica no saguão do Curso de Mecânica. A atividade reuniu quatro equipes. O Desafio de Robótica surgiu em 2016 com o objetivo de integrar os conteúdos de CAD/CAE/CAM, desenvolvidas na disciplina de Projetos, da 4º série, do curso Técnico em Mecânica.

Em cada ano, os alunos vivenciam todos os passos da metodologia do Ciclo de Vida do Produto (PLM – Product Lifecycle Management), da concepção ao descarte final. Esta experiência acontece no último trimestre do curso e cada turma é dividida em quatro grupos.

Neste ano, o tema escolhido foi Robô Sumo, cujo objetivo é empurrar o adversário para fora de uma arena circular. Para desenvolver o robô, cada equipe utilizou software avançado de CAD/CAE 3D (Autodesk Inventor) e CAM (EdgeCAM). A fabricação  foi feita por usinagem de acrílico, aço e/ou alumínio em CNC e alguns componentes foram fabricados com a utilização de impressora 3D. Após a fabricação das peças ocorreu a etapa de montagem e programação de motores e servomotores. O controle dos robôs foi realizado via aplicativo no celular, sendo utilizados para a comunicação e controle um módulo sem fio Bluetooth e uma placa Arduíno Uno.

O robô vencedor foi o “Atom”. O projeto contou com o apoio e integração de professores, auxiliares e alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrônica.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário