Institucional

Estudante conquista prêmio na China

By 22 de agosto de 2015 Sem comentários

Hong Kong, 22 de agosto – Única representante brasileira na China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2015), Natália Hedlund Jardim (18 anos), conquistou o 2º lugar na categoria projetos internacionais. A cerimônia de premiação ocorreu neste sábado (22).

Estudante do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo), ela participou do evento graças ao Prêmio Killing de Tecnologia, recebido na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.

O projeto apresentado em Hong Kong foi o “Monitor de Reposição Hídrica Corporal”. A ideia surgiu devido à dificuldade de identificar o momento correto de fazer a hidratação e a quantidade ideal de líquido que deve ser ingerido durante a realização de atividades ou exercícios físicos. Natália desenvolveu um dispositivo portátil que monitora a temperatura do usuário através de um sensor posicionado na região cutânea e, com base na variação da temperatura durante a atividade física, alerta o momento de fazer a reposição hídrica. Os valores de temperatura coletados pelo sensor são enviados para um programa que analisa os dados e faz os cálculos para determinar o momento da hidratação, alertando o usuário através de um aviso sonoro. A quantidade de líquido que deve ser ingerida é exibida em um display.

Durante a feira, ela já havia recebido um prêmio especial oferecido pela Indonesian Invention and Innovation Promotion Association (INNOPA), uma organização da Indonésia.

Parabéns!

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário