Institucional

Estudantes da Fundação Liberato vencem Prêmio Local da Google Science Fair 2014

By 12 de agosto de 2014 Sem comentários

Entrega aconteceu nesta terça-feira, 12 de agosto, em São Paulo.

Os estudantes do Curso de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Raíssa Müller e Gabriel Chiomento da Motta, receberam, na sede do Google, na capital paulista, a distinção pelo Prêmio Local da Google Science Fair 2014.

O projeto deles que ganhou a GSF 2014 tem o título de “Membrana de Absorção Seletiva”. Trata-se de um material desenvolvido inteiramente por eles e que pode ser usado, entre outras aplicações, na contenção de vazamentos de petróleo, com eficiência maior que os materiais tradicionais. A membrana é produzida com criptomelano, um mineral com capacidade de absorver até 22 vezes o seu próprio volume, no caso, da contenção de óleos. Além disso, os líquidos absorvidos podem ser recuperados em quase 100%. Dessa maneira, o material evita a contaminação em locais de vazamento e ainda garante o reaproveitamento do petróleo derramado que teria de ser descartado causando um segundo problema ambiental.

O objetivo da Google Science Fair é estimular os estudantes a buscarem inspiração em algo que amam e no qual são bons para enfrentar alguns dos maiores desafios atuais. Desde a primeira edição, em 2011, surgiram projetos como um remédio para resfriado, métodos mais eficientes para combater o câncer, uma luva exoesqueleto, uma lanterna que não precisa de bateria, plástico feito a partir de bananas e técnicas mais eficientes de agricultura.

O vencedor do Prêmio Local ganha US$ 1.000 para investir no desenvolvimento de seu projeto, além do reconhecimento de ter criado algo que lida com um problema relevante.

Na ocasião, os estudantes apresentaram o projeto premiado e o Diretor Executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, apresentou a instituição aos convidados. Na plateia, estava o renomado físico e cientista brasileiro, Sérgio Marcarenhas. Entre muitas atividades, ele fundou e dirigiu o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa).

A Fundação Liberato tem se destacado por conquistar inúmeros prêmios em feiras de ciência e tecnologia, resultado de uma de suas iniciativas de maior destaque, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira de jovens cientistas da América do Sul. Através dela, os estudantes têm a possibilidade de participar de outras feiras do gênero, no Brasil e no exterior.

Acompanharam a cerimônia, a Professora Orientadora do projeto, Schana Andréia da Silva, o Secretário Executivo, Ramon Hans, e o Diretor de Pesquisa e Produção Industrial, Leori Tartari.

Foto: Vinícius Felizardo (Google), Raíssa, Gabriel, Victor Paolilo (Google), Leo Weber e Schana.

 

 

 

Estudantes da Fundação Liberato vencem Prêmio
Local da Google Science Fair 2014

Compartilhe este post:

Deixe um comentário