Institucional

Estudantes retornam de imersão científica em Israel

By 11 de agosto de 2016 Sem comentários

Os alunos Gabriel da Souza Schutz (Eletrônica) e Vitória Müller Gerst (Química) participaram do International Summer Science Institute (ISSI), do Instituto Weizmann, durante o mês de julho, em Rehovot (Israel).

Ao todo, apenas quatro brasileiros participaram da 48 ª edição, sendo dois da Fundação Liberato. A Associação dos Amigos do Weizmann Brasil financiou a viagem. No dia 29 de agosto, os dois alunos participam de uma palestra em São Paulo (SP), contando como foi a experiência de participar da bolsa.

Sobre os projetos desenvolvidos durante o programa e experiência:

Gabriel Schutz de Souza  
Departamento: Ciência da Computação
Título: Classificação de Carros usando Visão Computacional

“Meu projeto busca desenvolver um software de reconhecimento de automóveis, algo indispensável para o desenvolvimento de carros autônomos, usando visão computacional e machine learning. Nas primeiras etapas da pesquisa foi estudada a teoria e implementado o algoritmo de um classificador simples, baseado em Support Vector Machine (SVM). A partir disso, implementamos diferentes algoritmos e metodologias de classificação a fim de aperfeiçoa-lo, encontrando assim a configuração mais eficiente.
Fui surpreendido com meu nome sendo chamado como a melhor apresentação do departamento de Matemática e Ciência da Computação. Fiquei muito feliz com o resultado e foi muito prazeroso poder explicar o projeto e mostrar o que havíamos desenvolvido naquelas semanas aos colegas de outras áreas.”

Vitória Müller Gerst
Departamento: Imunologia
Título: Exploração do papel do SLAMF9 no desenvolvimento de células dendríticas plasmocitóides

“O projeto abordava a investigação da função de determinado gene em células do sistema imunológico, o qual tem possibilidade de apresentar relação com o desenvolvimento de certas doenças autoimunes. Assim, durante nove dias foi possível aprender conceitos importantes da imunologia, auxiliar nas práticas de preparação de células para os ensaios e a mexer e interpretar resultados em equipamentos como o de Citometria de fluxo.
Representar a Liberato nesse programa foi incrível!”

Ex-alunos que participaram de edições anteriores do programa:
Kawoana Vianna (Química)
Paula Schwade (Química)
Bárbara Federhen (Química)
Geórgia Schüller Barcellos (Química)
Felipe Machado (Mecânica)

Compartilhe este post:

Deixe um comentário