Institucional

Governador Sartori abre oficialmente a Mostratec

By 25 de outubro de 2016 Sem comentários

Novo Hamburgo (RS), Brasil, 25 de outubro – A cerimônia de abertura da 31ª edição da Mostratec ocorreu hoje (25), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Projetos de jovens pesquisadores de 21 países estão em exposição até o dia 28 de outubro. A entrada é gratuita.

O Governador lembrou que o futuro está na educação, na convivência e no conhecimento científico e tecnológico. “A percepção deve ser de que o coletivo precisa estar acima do individual. Por isso, o pesquisador nunca pensa apenas em si mesmo, ele busca novas ideias para facilitar, otimizar e melhorar a vida de outras pessoas”, explicou. Sartori também destacou o incentivo da mostra para que os jovens pensem grande. “Ela (a Mostratec) oferece qualificação e troca de experiências aos alunos e professores, ampliando horizontes”, afirmou.

O Secretário da Educação, Luís Alcoba, salientou que a Mostratec é um orgulho para o Estado. “Este é o fruto do esforço de toda a comunidade, um auxílio no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse.

O Prefeito de Novo Hamburgo destacou a importância que iniciativas como esta (a Mostratec) têm para o desenvolvimento da cidade e da região. O Diretor Executivo da Liberato, Leo Weber, citou “tudo que fazemos na Mostratec tem por objetivo proporcionar aos jovens o acesso cada vez mais cedo à ciência, um direito de todo o cidadão”.

A Mostratec vai até sexta-feira (28) e conta com a apresentação de 640 projetos de pesquisa – 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior – de alunos e 21 países. Além da feira, acontecem eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), o Festival Maker de Robótica, os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Texto: Assessora de Comunicação/Palácio Piratini e ACS Liberato/Mostratec.
Foto: Sidney Scaravonatti.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário