Institucional

Intercâmbio com Escolas Técnicas no exterior

By 29 de novembro de 2016 Sem comentários

Uma reunião na Secretaria Estadual de Educação, agendada pelo Deputado Estadual João Fischer, entre a Direção da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e o Conselho Estadual de Educação iniciou, nesta segunda-feira (28), a discussão para validação de intercâmbios em escolas técnicas no exterior. “Atualmente, o Estado reconhece apenas a equivalência e a revalidação de cursos técnicos realizados em outros países, mas não temos uma norma específica para intercâmbios de curta duração, como três ou seis meses, o que prejudica os alunos que buscam capacitação em outros países”, ponderou o Diretor Executivo da Liberato, Leo Weber.

A Diretora Pedagógica da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) da Secretaria de Educação, Marta Ribeiro Bulling, sugeriu a apresentação de uma resolução específica para atender os casos de intercâmbio. “Vamos apresentar essa sugestão ao Conselho Estadual de Educação, dando autonomia para a escola fazer a validação”, propôs. A sugestão conta com o apoio do Secretário Luís Antônio Alcoba de Freitas e do presidente do Conselho Estadual, Domingos Antônio Buffon, e do superintendente da Suepro, Eloi Flores.

Para o Deputado Fixinha, a medida irá fortalecer as escolas técnicas. “São elas que formam mão-de-obra qualificada para o setor produtivo. Com o reconhecimento de intercâmbio, outros estudantes se sentirão estimulados a fazerem cursos no exterior, com ganhos para a carreira e as próprias escolas formadoras”, definiu.

Texto e foto: Mário Selbach.

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário