Institucional

Mostratec leva projetos à Intel ISEF

By 6 de Maio de 2019 Sem comentários
O Brasil estará presente à Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 11 e 17 de maio, em Phoenix, Arizona (EUA), com uma delegação composta por 25 estudantes, dos quais, 11 foram premiados na Mostratec. A Intel ISEF é considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.
 

Conheça os projetos foram credenciados através da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia:

Análise comparativa do esterco animal por meio de aquecimento suplementar: um estudo avaliativo sobre a qualidade da produção agrícola
Caio Vinícius Lima de Souza – Macapá – Amapá
Orientador: Aldeni Melo de Oliveira   

O projeto propõe ideias alternativas e inovadoras para utilização de estercos de animais como adubo fertilizante, proporcionando ao trabalhador rural aumentar sua renda e propor melhores qualidades de vida e produtividade agrícola, uma vez que, depende da agricultura e criação de animais para sobrevivência.

Obtenção de espumas vítreas utilizando vidro de garrafas e sua caracterização
Maria Aparecida Trindade da Silva – Mato Grosso do Sul
Orientador: Felipe Fernandes de Oliveira

A espuma vítrea vem ganhando espaço no setor industrial, sendo cada vez mais aplicada como isolante térmico em construções industriais. A principal matéria-prima da espuma vítrea é o vidro, sendo também um agente preocupante do ponto de vista ambiental, devido ao grande acúmulo de resíduo no meio ambiente. As produtoras de carvão vegetal, utilizam fornos em alvenaria do tipo rabo-quente para a carbonização da madeira, no qual apresentam baixa eficiência na produção de carvão vegetal. Além disso, ocorre geração de finos de carvão vegetal que são acumulados, causando um problema ao setor devido ao baixo valor agregado. O projeto tem como objetivo a obtenção de espumas vítreas aplicadas como revestimento em fornos de carbonização, visando aumentar a eficiência térmica do processo e aumentando a produção de carvão.

Aplicação de materiais poliméricos biodegradáveis à base de fécula de mandioca na fabricação de sacolas plásticas e fertilizantes orgânicos – Fase II
Lucas Felipe Zenni – Toledo – Paraná
Orientadora: Dionéia Schauren

Os plásticos são muito utilizados na agricultura e, devido ao grande tempo de degradação, são muito prejudiciais ao meio ambiente. Para o desenvolvimento e transporte de mudas de plantas são utilizados sacos de polietileno preto, no entanto, essa prática aumenta o custo de produção e contribuem para o acúmulo de plásticos nos aterros sanitários. Uma alternativa para minimizar os impactos ambientais dos resíduos plásticos gerados na produção de mudas é a produção de novos plásticos biodegradáveis ​​e com a durabilidade necessária para o desenvolvimento das mudas. Assim, procurar por soluções é uma necessidade.

Desenvolvimento de um dispositivo coletor de amostras acessível a áreas remotas a partir do uso de um drone hexacóptero
Gustavo Henrique Sanches – Londrina – Paraná
Orientador: Wagner Westin

Na atualidade, numerosos pesquisadores em todo mundo dedicam parte de seus trabalhos a coleta de amostras para o desenvolvimento de pesquisas que podem ampliar a eficiência de produtos (alimentícios e medicinais principalmente). Entretanto, pode-se afirmar que um dos maiores problemas para o desenvolvimento desses estudos está relacionado com a difícil praticidade das ferramentas utilizadas atualmente para se realizar as coletas dos objetos de estudo que serão analisados. Embora a coleta de amostras, principalmente de materiais botânicos, possa parecer uma simples atividade, é, na verdade, uma árdua tarefa, e isso faz com que os estudos fitológicos, medicinais, geológicos, agronômicos e alimentares não se desenvolvam progressivamente. Dessa forma, por meio deste projeto, busca-se utilizar um multirotor para coletar amostras, em especial botânicas, por meio de um dispositivo eletromecânico de corte o qual foi acoplado sob o drone multirotor para realizar aquisições de exemplares de forma mais rápida, eficiente e segura, fazendo com que pesquisas inovadoras e análises de estruturas progridam-se de forma mais rápida e efetiva.

Estudo e caracterização da atividade antimicrobiana do estigma do milho (Zea mays)
Muriel Schiling Krohn e Maria Helena Ferreira – Novo Hamburgo – RS
Orientadora: Maria Angélica Thiele Fracassi

A medicina popular brasileira possui um conhecimento empírico, transmitido através de gerações, que associa o uso de plantas e outros elementos naturais para o tratamento de doenças. Como exemplo, o chá do estigma de Zea mays (extigma de milho) é usado para o tratamento da infecção urinária, embora não haja evidências científicas. A infecção do trato urinário é uma doença comum, geralmente causada por bactérias como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, que afeta mais de 150 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Entre os vários sintomas que podem ocorrer em pacientes afetados por esta doença, persistem dores, febre e desconforto ao urinar. Esta pesquisa teve como objetivo comprovar a eficácia de substâncias extraídas desta planta, bem como compreender a razão de tais fenômenos.

Fast Braille – Impressora com múltiplas funções para auxiliar a escrita de deficientes visuais
Bruna da Silva Cruz – Novo Hamburgo – RS
Orientador: Alexandre Giacomin

A pesquisa envolve as áreas de engenharia mecânica e de tecnologia assistiva. Trata-se de um estudo tecnológico sobre a viabilidade de construir um dispositivo eletromecânico com diversas funções para auxiliar a escrita e a leitura dos deficientes visuais. O objetivo foi criar uma máquina leve, de fácil transporte e que grafe automaticamente as letras em Braille. Para construir tal protótipo, foram realizados estudos sobre as diversas máquinas existentes no mercado (de escrever, impressoras, máquinas fusoras e entre outras) que englobam a linguagem Braille, além de assuntos como dimensionamento de máquinas, placas de prototipagem eletrônica e programação C/C++.

Palmio – Palmilha assistiva com leitura e monitoramento de informações ortopédicas
Eduardo Luis Marques e Iuri Bernardi Ataide – Novo Hamburgo – RS
Orientador: Marco Cesar Sauer     

O modo de caminhar está diretamente relacionado aos nossos vícios posturais, desvios nas articulações e imperfeições ósseas e musculares. Sabe-se que, ao pisar, pode-se aplicar até oito vezes o nosso peso sobre a planta do pé e, se esse peso estiver mal distribuído, é aplicada pressões desnecessárias sobre as articulações e por consequência acarrear problemas. O projeto visa desenvolver uma palmilha composta por sensores inovadores capaz de identificar a pisada humana.

Sonda Eletroquímica para detecção de iodato de sal de cozinha
Rafael Alessandro Chioquetti de Lima – Jundiaí – São Paulo
Orientadora: Clarissa Scolastici Basso

A voltametria é uma técnica que envolve a aplicação de potencial a um eletrodo em uma célula eletroquímica. Dependendo do potencial aplicado, compostos na célula sofrem reações de oxidação ou redução, o que gera uma corrente que pode ser registrada. O objetivo do projeto é desenvolver um método para determinação de iodo em sal baseado na voltametria. 

Investigação de paraquedas
Isabela Ticianelli Lopes – São Paulo – SP
Orientador: Victoriano Fernandez

O objetivo do projeto foi de investigar a relação entre a raiz quadrada da massa, a inverso da raiz quadrada da área e o desenho do paraquedas com velocidade terminal. Pelo design entende-se que existe um buraco no centro do primeiro dossel e em um segundo dossel existe um “chapéu”, que foi anexado com um raio grande o suficiente para cobrir o buraco e mais 5cm. Além disso, também foi investigado se a área e a massa de um paraquedas mudaria o produto (a densidade do ar e o coeficiente numérico de arrasto), uma vez que também um efeito na velocidade terminal.

Foto: Maria Helena, Muriel, Bruna, Juliana, Iuri e Eduardo.
Foto de Luis Eduardo Selbach.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário