Institucional

Parceria Liberato – IBTeC

By 26 de agosto de 2019 Sem comentários

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – apresentou, no dia 20 de agosto, aos alunos da Fundação Liberato, um programa de incentivo à inovação para o setor calçadista. A ideia é incentivar os estudantes a apresentarem soluções inovadoras tanto para processos quanto para produtos. As ideias serão trabalhadas na Liberato como projetos para Mostratec, orientados pelos professores da Fundação e co-orientados pelos profissionais do IBTeC.

As três melhores soluções selecionadas receberão monitoria de cinco encontros, para torná-las aptas à comercialização e geração de negócios. Além da monitoria com profissionais ligados ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IBTeC, os autores das melhores ideias receberão prêmios de R$ 1.000,00.

O instituto definiu três áreas de fomento para as propostas apresentadas, que são sustentabilidade ambiental, inovação de produto e inovação de processos.

Estas áreas foram definidas a partir das necessidades de mercado, tendências globais e oportunidades identificadas em pesquisas do Instituto. Hoje torna-se necessário fazer calçados inovadores, com novas funcionalidades e performance superior, considerando especialmente reduzir os impactos deste produto ao meio ambiente. “Precisamos avançar com maior velocidade no setor calçadista, rumo à inovação e competitividade dos calçadistas brasileiros. Gerar inovação e apoiar o crescimento tecnológico do setor, faz parte da missão do NIT’’, afirma Deivis Gonçalves, gestor de inovação do IBTeC.

As ideias serão avaliadas por uma equipe técnica formada por profissionais e professores de áreas diferentes, para interpretar a viabilidade comercial e técnica da ideia. Depois desta primeira etapa, os trabalhos selecionados passarão por uma apresentação, no formato de Pitch elevator, em que poderão explicar em cinco minutos os aspectos mais relevantes de sua proposta, contemplando os tópicos: apresentação da ideia, problema que irá solucionar no mercado com o projeto, concorrência e existência de similaridade do projeto, custo para desenvolvimento e implementação do projeto, e cronograma simplificado de desenvolvimento do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBTeC.

 

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário