Institucional

Premiação do Desafio Corsan+Liberato

By 10 de dezembro de 2019 Sem comentários

No dia 06 de dezembro, ocorreu, no auditório da Fundação Liberato, a premiação do Desafio Corsan + Liberato de Empreendedorismo e Soluções Inovadoras. A proposta envolveu, na primeira fase, 202 estudantes das terceiras séries dos cursos de Química, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica. Na primeira etapa, ocorrida em 11 de novembro, foram apresentadas demandas da empresa, para que os estudantes, com orientação e tutoria de professores e auxiliares de ensino da Liberato e de profissionais de diferentes áreas técnicas da Corsan, desenvolvessem propostas de soluções. 

Foram mais de 40 propostas apresentadas na primeira fase, com 10 ideias sendo selecionadas para exposição à banca, sendo cinco escolhidas para a etapa final. Nas semanas seguintes, os grupos desenvolveram seus protótipos com a orientação dos profissionais da Liberato e da Corsan, com extensas atividades desenvolvidas nos laboratórios da escola e com visitas técnicas às instalações da Corsan na região.

Na manhã da sexta-feira, os finalistas apresentaram seus protótipos à equipe técnica da Corsan, que fez a escolha dos dois projetos vencedores. Além do reconhecimento institucional e da possibilidade de parceria dos autores com a empresa para prosseguimento no desenvolvimento do projeto, todos os integrantes dos grupos ganharam smartphones.

A coordenação e as orientações metodológicas foram desenvolvidas pela equipe técnica da Teevo, empresa especializada na metodologia de Hackaton. O sucesso da proposta abre caminhos para novas parcerias entre a Liberato e a Corsan, além da possibilidade de realização de mais eventos dessa natureza, com a participação de outras empresas parceiras.

Confira os projetos vencedores:

1º lugar: AQUA+ , que apresentou uma forma de automatizar a coleta de dados para reduzir o deslocamento de um profissional ao local de coleta de amostras de água.
Autoras: Izadora Gomes (Turma 2311), Clara Burghardt (2311), Julia Zimmer (2311) e Marina Boff (1312).

2º lugar: SIDE – Sistema sob demanda, que apresentou uma forma alternativa para manipular a frequência de bombeamento de poço de abastecimento e garantir que a dosagem de produtos químicos adicionados seja ajustada conforme o volume bombeado.
Autores: Bernardo Costa Franco (2311), Andressa Fagundes Medina (2311), Emilia Bierhals (2311) e Gabriel Prates (2323).

Foram finalistas do desafio, os grupos formados pelos estudantes: 
– Ana Laura Bonzanini (4323), Fernanda Rech Medeiros Rodrigues (1323), Gabriel Figueiredo (4323), Gabriel Grahl Musskopf (4323), Lucas Auler (4323), Marsçal Augusto Rosa dos Santos (4323), que desenvolveu proposta de para detecção e lcalização de vazamentos na rede de abastecimento.

– Bruno Dias Ebertz (2311), Bruno André Pies da Silva (2311), Gustavo Henrique de Brum (2311), Levi Lauffer Glaser (2311), Renan Milech Pereira (2311), Vítor Daniel Duarte (2311), que desenvolveu proposta para sensoriamento de poços, relacionando a vazão ao nível de água.

– Letícia Cardoso (2323), Luma Gabriela (2323), Maria Eduarda Santos da Silva  (2323), que desenvolveu um sistema de identificação preventivo de vazamentos. 

Participaram como tutores do Desafio pela Liberato: Sérgio Souza Dias, Alcindo Martins Lima, André Luis Viegas, Marcelo Dellinghausen, Lucas Machado, Diego Moreira, Júlio Cesar Volmann, Alexandre Giacomin, Sabrina da Silva Bazzan, Décio Pinheiro Peixoto, Schirlei Viviane Rossa, Marco César Sauer, Marcos Zuccolotto, Jeferson Cristiano Wiederkher e Luiz Fernando Galbarino.

Parabéns!

 
Compartilhe este post:

Deixe um comentário