Institucional

Prêmio Jovem Cientista – Assembleia Legislativa RS

By 26 de junho de 2019 Sem comentários

Nesta quarta-feira (26), foi entregue o Prêmio Jovem Cientista – Assembleia Legislativa RS, aos estudantes de escolas públicas cujos projetos obtiveram maior pontuação individual na edição Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) do ano passado.

Criado em 2009, por iniciativa do então Deputado Ronaldo Zülke (PT), a distinção tem por objetivo reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Através dele, as estudantes participarão da 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Jovem), que acontece entre os dias 21 e 27 de julho, em Campo Grande (MS).

Em seu pronunciamento, o Presidente da Assembleia Legislativa/RS, Deputado Luis Augusto Lara (PTB), destacou a importância e inciativas como essa para o desenvolvimento do Estado: “Temos que começar a pesquisa pelo ensino médio e é esse o exemplo que a Fundação Liberato nos traz através da Mostratec. O Rio Grande do Sul entra definitivamente nesse rumo”, destacou ele.

As estudantes premiadas são:

1º Lugar 
Giovana Berti Mantovani 

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) Projeto Avaliação da atividade antitumoral da solução detergente ACABI.

2º Lugar 
Bruna da Silva Cruz 
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) Projeto Fast Braille – Impressora com múltiplas funções para auxiliar a escrita de deficientes visuais.

3º Lugar 
Laura Eduarda Mallmann Kieling 
Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer (Santa Maria do Herval)
Projeto Percepção de sintomas depressivos em estudantes de ensino médio de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Também estavam presentes à cerimônia, O Diretor Executivo da Liberato, Ramon Fernando Hans; o Diretor de Logística e Suprimentos da Secretaria da Educação/RS, Paulo Rezende, representando o Secretário Faisal Karam; o Deputado Estadual Issur Koch (PP); o Secretário Executivo Leori Carlos Tartari; a Coordenadora Geral da Mostratec 2019, Solange Romeiro; os Professores Orientadores Alexandre Giacomin e Luiz Fernando Galbarino; além de familiares, imprensa e demais convidados.

Parabéns!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário