Institucional

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

By 25 de novembro de 2016 Sem comentários

Entre os premiados estão dois projetos de estudantes da Liberato.

São cinco agraciados nas categorias iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração. Esta edição (que corresponde ainda ao ano de 2015) bateu o recorde de participação, com 399 trabalhos inscritos.

Da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), os destaques foram as estudantes Carolina Rosa Kelsch e Márcia Cunha dos Santos (foto), com o projeto “Venus – Localizador Vascular Iniciação Científica”, com orientação do Professor Lucas Luis Gutkoski, e Fabiane Kuhn e Guilherme de Oliveira, com o projeto “Sistema para Otimização de Irrigação”, orientação do Professor Marco César Sauer.

Com o tema Inovação e Empreendedorismo, as linhas de pesquisa da premiação abordaram temas como inovação tecnológica, geração de startups e gestão da informação. O prêmio Mercosul tem o objetivo de reconhecer trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico e para a integração dos países membros e associados do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela; além de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Para a coordenadora substituta da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt), Eliana Emediato, mais de duas mil pessoas já foram premiadas desde a criação da chamada, em 1998, que tem estimulado a criação do conhecimento nos países do bloco.

“O Prêmio Mercosul é o principal projeto dentro da Recyt, porque envolve pesquisadores e estudantes de dez países, movimenta o ambiente acadêmico, além de promover a integração dos países, universidades e escolas”, afirmou.

Os trabalhos inscritos concorreram a premiações que vão de US$ 2 mil a US$ 10 mil.

O prêmio é organizado pelo MCTIC e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A cerimônia de premiação ocorre no dia 1º de dezembro, às 16h, em Brasília (DF).

Fonte: MCTI
Foto de Luis Eduardo Selbach

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário