Institucional

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia destaca alunos da Liberato

By 20 de novembro de 2018 Sem comentários

Brasília (DF) – 20 de novembro – A cerimônia de entrega do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – edição 2017, aconteceu nesta terça-feira, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações.

Os estudantes da Fundação Liberato que receberam a distinção foram:
Matheus Bender (18 anos) e Émerson da Costa Silva (19 anos) – Menção Honrosa – categoria iniciação científica.

Eles desenvolveram o projeto “Sit to play – Dispositivo móvel de adaptação ao solo para crianças cadeirantes”, um dispositivo móvel capaz de auxiliar a locomoção de uma criança cadeirante por um espaço de recreação, proporcionando que ela fique a uma altura semelhante à de uma criança quando sentada ao solo. A orientação do projeto é do Professor Fábio Ricardo de Oliveira de Souza, tendo como coorientador Luiz Fernando Guilhão Galbarino.

Com o tema “Tecnologias para a Economia do Desenvolvimento”, o Prêmio Mercosul tem por objetivo reconhecer trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico e para a integração dos países membros e associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os trabalhos inscritos concorreram a premiações entre de US$ 2 mil e US$ 10 mil.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Executivo da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Elton Zacarias, representando o Ministro Gilberto Kassab; do Ministro da Ciência e Tecnologia do Paraguai, Luis Alberto Lima; do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Maximiliano Martinhão; do Diretor Executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans; entre outras autoridades.

O prêmio é organizado pelo MCTIC e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

A divulgação do Prêmio ocorreu no dia 18 de maio e a cerimônia de premiação neste 20 de novembro.

Foto: Luiz Fernando, Émerson, Matheus e Ramon Hans (Diretor Executivo da Fundação Liberato).

Compartilhe este post:

Deixe um comentário