Institucional

Prêmio Mercosul de C&T

By 22 de junho de 2016 Sem comentários

As estudantes do Curso de Eletrônica, Márcia Cunha dos Santos e Carolina Kelsh, cujo projeto é orientado orientadas pelo Professor Lucas Gutkoski, ganhou o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – edião 2015 – categoria iniciação científica. O resultado foi divulgado no dia 17 de junho.

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia divulga vencedores da edição de 2015

Com tema Inovação e Empreendedorismo, edição bateu recorde de participação com 399 trabalhos inscritos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulga nesta sexta-feira (17) os vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2015. São cinco agraciados nas categorias iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração. Esta edição bateu o recorde de participação, com 399 trabalhos inscritos.

 Com o tema Inovação e Empreendedorismo, as linhas de pesquisa da premiação abordaram temas como inovação tecnológica, geração de startups e gestão da informação. O prêmio Mercosul tem o objetivo de reconhecer trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico e para a integração dos países membros e associados do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela; além de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Para a coordenadora substituta da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt), Eliana Emediato, mais de duas mil pessoas já foram premiadas desde a criação da chamada, em 1998, que tem estimulado a criação do conhecimento nos países do bloco.

“O Prêmio Mercosul é o principal projeto dentro da Recyt, porque envolve pesquisadores e estudantes de dez países, movimenta o ambiente acadêmico, além de promover a integração dos países, universidades e escolas”, afirmou.

Os trabalhos inscritos concorreram a premiações que vão de US$ 2 mil a US$ 10 mil. Ainda não há data para a cerimônia de entrega das láureas.

O prêmio é organizado pelo MCTIC e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Confira os vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2015.
Estudante Universitário: Alexandre Loos Agra (Brasil)
Iniciação Científica: Márcia Cunha dos Santos (Brasil)
Jovem Pesquisador: Nestor Ghenzi (Argentina)
Pesquisador Sênior: Guilherme Martins Santos (Brasil)
Integração: Fernanda Mansano Carbinatto (Brasil)

Fonte: MCTIC

Foto: Carolina e Márcia na feira Intel ISEF 2016 (Phoenix – Arizona – EUA).
 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário