Institucional

Projeto Educar para Transformar leva sustentabilidade às escolas

By 27 de dezembro de 2016 Sem comentários

Iniciativa educacional da RGE Sul visa à formação de sociedades mais comprometidas com o planeta

Educar para transformar. É com este objetivo que a RGE Sul desenvolve desde 2012 um projeto de construção de saberes para a sustentabilidade. O Educar para Transformar leva a estudantes e professores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

O público escolar participa do projeto em dois momentos. Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores e contemplam em sua programação palestras, oficinas e a apresentação de um espetáculo teatral. Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada um dos municípios contemplados. Integram as atividades dinâmicas e brincadeiras sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade, além da encenação do espetáculo.

Nos dois momentos são entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas instituições de ensino. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas escolas. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo e o material didático em formato digital. 

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, executado pela Axis Mundi Conceito Desenvolvimento e realizado em parceria com as Prefeituras, através das Secretarias Municipais de Educação, e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente.

Experimentos do Espaço Ciência

A proposta inicial dos experimentos do Espaço Ciência previa a elaboração de quatro ilhas temáticas e, em cada delas, uma grande maquete, semelhante a uma instalação. Cada ilha “falaria” sobre um tema do projeto e, para integrar os discursos, seriam utilizados os conceitos de eficiência e sustentabilidade.

Após um tempo, percebeu-se que devido às diversas abordagens que cada tema possui, ficaria complicado reunir todas as informações em uma única “ilha/experimento”, e que mesmo solucionando isso, o entendimento por parte das crianças pequenas poderia ficar obscuro. Assim, após pesquisar sobre os temas e considerado as informações essenciais ao projeto, os experimentos, painéis interativos e maquetes começaram a ser desenhados, e na sequencia, construídos os primeiros protótipos. Distribuídos em um ambiente com aproximadamente 150m² – estrutura montada dentro ou fora dos ginásios, os experimentos foram elaborados para receber os estudantes e provocar curiosidade a respeito dos temas energia, água, lixo e mobilidade. Abaixo, a descrição de cada um deles:

O Destino do Nosso Lixo: Esse painel interativo (feito com recortes giratórios) tinha o objetivo de explicar a diferença entre Lixão e Aterro, bem como os impactos gerados por eles no meio ambiente. Esclarecia também quanto ao fato de que, se bem administrado, o aterro pode contribuir com a geração de energia por meio do gás proveniente da decomposição dos resíduos, através do Biogás – mistura gasosa de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Esse painel também permitia abordar a importância da reciclagem e alternativas que podem ser usadas para o lixo orgânico doméstico, tal como a composteira.

Nosso Planeta Água: Esse painel utilizava a metáfora da “Garrafa PET” e, a partir do acionamento dos conjuntos de leds, demonstrava a divisão da quantidade de água existente no Planeta Terra. Nosso Planeta Água auxiliava na compreensão a respeito da importância e a finitude da água, bem como a necessidade de consumi-la sem desperdícios e com responsabilidade.

Ciclo Hidrológico do Nosso Planeta: Este experimento era representado por um painel iluminado onde se introduziam placas de acrílico com imagens referentes às partes que compõem o ciclo hidrológico do Planeta Terra. Dessa forma os estudantes podiam perceber a importância de cuidar de cada uma das partes que compõem o ciclo hidrológico.

Caminho Legal: Esse painel interativo falava sobre mobilidade… Mas também sobre CO2, poluição atmosférica e consumo de energia. Demonstrava, por meio de uma tabela, a importância e o impacto de pequenas escolhas no dia a dia, tais como andar de ônibus, de bicicleta, metrô, avião, navio, caminhar, etc. Ao final, os estudantes eram estimulados a, sempre que possível, fazer uso dos transportes menos impactantes para o meio ambiente.

Qual Espaço que Você Ocupa?: Esse painel interativo foi confeccionado com quatro placas indicativas nas quais os estudantes podiam comparar a diferença de ocupação do espaço, ou seja, quantas pessoas caberiam dentro de um espaço de 30m², se:

– Estivessem cada um com uma bicicleta;

– Divididas na capacidade máxima de veículos de passeio;

– Ônibus.

Assim, o público conseguia relacionar o experimento com os problemas de mobilidade urbana, e como isso afeta a infraestrutura das cidades devido ao excesso de carros, desencadeando congestionamentos, estresse dos motoristas e acidentes.

Caminhos da Energia: Após entender a importância do magnetismo e como a energia elétrica é gerada, foi a vez de entender o papel das fontes de energia. Para isso, essa maquete representou o caminho percorrido pela energia, desde o processo de geração nas usinas eólica, hídrica e/ou térmica, até os consumidores residenciais. Desta forma, foi possível perceber que para fazermos uso da energia elétrica necessitamos dos recursos naturais renováveis e não renováveis do planeta, como a água dos rios, carvão mineral, ventos, dentre outros.

Eletromagnetismo – Linhas de Força/ Motor Gerador/Atração e Repulsão/Indução Eletromagnética: Esse conjunto de experimentos teve o objetivo de mostrar ao público alguns conceitos fundamentais relacionados à energia e a importância do magnetismo na geração de energia elétrica. Os monitores começavam a explicar o conjunto pela limalha de ferro, demonstrando as linhas de força do campo magnético, e passavam pela experiência do imã com o atrai e repele. Depois, mostravam a geração da energia elétrica por meio do motor gerador (imã, bobina de cobre, movimento) e, ao final, explicavam a utilização da energia elétrica em nossas casas por meio do motor elétrico.

A Energia da Nossa Casa: Nada melhor que mostrar o cotidiano de uma residência, representado por uma maquete com todos os aparelhos utilizados no dia a dia, e que necessitam de energia elétrica para funcionar. Por meio de um painel de LCD, os estudantes conseguiram ver o consumo de quilowatt-hora dos equipamentos, como também o custo em reais (R$) dos mesmos, equivalente a uma hora de consumo por dia, o correspondente na semana e no mês. Esse fechamento possibilitava aos estudantes a reflexão para o cuidado na hora de consumir energia elétrica. Além disso, levaram para suas vidas a lição de que todos nós somos “cuidadores” do Planeta Terra.

Bicicletas: Pertencentes ao Território Energia, foram usadas para exemplificar a geração de energia elétrica. Ao pedalar, os estudantes produziam energia para acender as luzes e ligar o som. O objetivo do espaço foi alertar os estudantes para a necessidade de um consumo consciente, bem como dar conhecimento de como essa energia é gerada e chega às casas para o consumo.

Que espaço você ocupa?: No Território Mobilidade, foram compartilhadas informações importantes sobre diferentes assuntos relacionados à mobilidade urbana: a importância de nossas escolhas, dos meios de locomoção, para a mudança climática do planeta, bem como para a redução no volume de tráfego nas ruas, qualidade do ar, segurança, dentre outros fatores.

Pegada Hídrica: O Território Água possibilitou o envolvimento do aluno com a temática, ressaltando situações do dia-a-dia e também questões pouco rotineiras, como processos de fabricação de produtos e a quantidade de água necessária para a confecção dos mesmos.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda.

Sobre a Axis Mundi Conceito Desenvolvimento

A Axis Mundi Conceito Desenvolvimento é uma Casa de Projetos comprometida com iniciativas socioeducativas cujos conceitos contribuem para a construção de um mundo melhor. Especializada no desenvolvimento de projetos voltados para a educação, a Axis Mundi trabalha desde o conceito do projeto à entrega dos relatórios finais, passando pela execução e gestão das ações. Com essas características, vem construindo e aprimorando o seu repertório de trabalhos que, desde 2001, tem marcado presença no setor elétrico, por meio de projetos de educação para o uso seguro e eficiente de energia, consumo consciente da água, descarte correto dos resíduos e questões relacionadas à mobilidade urbana.

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