Institucional

Projeto Internacional sobre Educação Técnica e Profissional da UNESCO

By 7 de outubro de 2015 Sem comentários

A Fundação Liberato recebeu, no dia 1º de outubro, em Curitiba (PR), o selo de Escola Associada a UNESCO. As Professoras Ana Izabel dos Santos Fernandes e Rogéria Silveira Pacheco que, juntamente com o Diretor Executivo, Leo Weber, participaram da cerimônia de entrega da certificação.

Com a emergência da globalização, a comunidade internacional entra em uma nova era de mudanças sem precedentes, na medida em que as fronteiras nacionais desaparecem e as transformações permeiam todos os aspectos da vida: econômicos, sociais e culturais. Isso apresenta, obviamente, mais um desafio aos planejadores de sistemas de educação profissional, e justifica ainda mais a abordagem humana de base ampla aos programas educativos para complementar a abordagem profissional e especializada.

Nesse sentido, a educação profissional deixa de ser uma questão local e passa a ter uma dimensão mais ampla. Os países passam a enfrentar desafios semelhantes, nos quais o mercado de trabalho passa a requerer habilidades e conhecimentos profissionais mais diversificados, exigindo a reforma educacional e um sistema garantido de aprendizado para todos ao longo da vida. Com esta preocupação, a UNESCO tem realizado um intensivo trabalho visando promover mundialmente a educação profissional. Destaca-se na última década, a criação, em 1992, do Projeto Internacional sobre Educação Técnica e Profissional da UNESCO (UNEVOC) sediado em Bonn, na Alemanha, tendo por objetivo fortalecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação profissional nos Estados Membros da Organização.

No marco dos documentos basilares da Organização (especialmente Seul e Dacar) a UNESCO no Brasil enfatiza, junto aos seus parceiros, a importância de oferecer aos alunos condições para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, tecnológicos e socioculturais de forma a favorecer a sua autonomia intelectual e habilidades sociais de cidadania, fundamentais para a participação social, política e produtiva. Salienta, a necessidade de implementar instrumentos de gerenciamento que permitam observar as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais com vistas ao permanente acompanhamento e avaliação da cobertura e qualidade da Educação Profissional. Além disto, destaca a necessidade de pensar a formação técnica e profissional como um processo ao longo de toda a vida e como parte integral da educação básica para todos.

Desde 1996 a Representação da UNESCO no Brasil vem acompanhando e participando das ações voltadas à implementação da reforma da educação profissional no país. Nesse processo apóia o planejamento, priorização e realização de ações correlacionadas a implantação da reforma por meio de publicações, promoção de debates, acordos de cooperação técnica, dentre outros.

O que oferece o PEA?

O que oferece o PEA às Escolas? 

Documentação da UNESCO: O Correio da UNESCO, o Boletim do PEA;
Compreensão Internacional na Escola, a Circular informativa Olhando para o PEA, o calendário anual do PEA, material educacional relevante, etc;
Participação em concursos internacionais e em outros projetos experimentais sobre vários assuntos;
Participação em projetos experimentais para estimular a educação para a paz, direitos humanos e democracia através, da melhoria do conteúdo educacional, dos métodos e materiais;
Promoção do respeito mútuo através da educação intercultural;
Oportunidade para o estabelecimento de escolas irmãs.

O que oferece o PEA aos Estados Membros?

Rede de escolas (professores, estudantes e pais) comprometida com os ideais da UNESCO e com a promoção de uma Cultura de Paz;
Projetos experimentais para reforçar as dimensões humanísticas, culturais e internacionais da educação;
Melhoria do conteúdo educacional, de métodos e materiais, através do efeito multiplicador do PEA;
Participação em reuniões regionais / internacionais, projetos de pesquisa, concursos, etc;
Escolas-irmãs.

Perfil de uma Escola Associada

Pense globalmente, atue localmente.
Ampliar os objetivos da recomendação de 1974;
Basear toda a vida da escola na promoção da Compreensão internacional e de um mundo pacífico e sustentável;
Estar aberto a novas idéias e desenvolver projetos experimentais (nacionais e internacionais);
Focalizar projetos sobre:
 1- Preocupações mundiais e papel do sistema da ONU no seu exame
 2- Desenvolver uma cultura de paz, respeito pelos direitos humanos e democracia;
 3- Proteger e preservar o meio ambiente; 
 4- Promover a aprendizagem intercultural; 
 5- Utilizar formas não violentas de resolver conflitos;
 6- Promover solidariedade e eliminar pobreza e miséria.
Tomar parte em parcerias;
Contribuir para o treinamento de professores durante e posteriormente a sua formação;
Ser parte integral das políticas nacionais de educação;
Apresentar relatório anual ao coordenador Nacional do PEA.

Fonte: Unesco.

 

 

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