instagram takipçi satın al ofis taşıma tubidy
epoksi zemin kaplama evden eve nakliyat Epoksi boyaiptv bayilik
instagram beğeni satın al instagram takipçi satın al

canli radyo dinle

Bursa yenişehir arsa fiyatları Tesettürspor
Bursa evden eve nakliyat
Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental | Liberato

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental

12/05 2016
Institucional

Foi realizado, na terça feira, 10 de maio, o I Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental, no auditório da Fundação Liberato. O evento contou um público aproximado de 230 participantes. Em sua primeira edição, configura uma importante iniciativa para reunir professores e gestores de escolas e Secretarias de Educação, organizadores de feiras de ciências e pesquisadores que vêm se comprometendo com a temática da pesquisa no Ensino Fundamental.

A proposta do evento está vinculada a pesquisa “Iniciação Científica no Ensino Fundamental: os impactos na formação a partir do ensino e aprendizagem pela pesquisa” que tem como instituição executora a Fundação Liberato e como pesquisadora proponente a Coordenadora da Mostratec Júnior, Sandra de Oliveira.

A abertura contou com a fala do Diretor Leo Weber, que fez o lançamento do Mapa Virtual das Feiras Afiliadas à Mostratec Júnior, e do Diretor Operacional e de Relações do Grupo Sinos, Miguel Henrique Schmitz, que falou sobre a parceira da Mostratec Júnior com o Jornal NH por meio do encarte do Projeto Ler. Na sequência, o Coordenador do Centro de Planejamento e Avaliação, André Viegas, apresentou a parceria da Mostratec Jr. com o Mestrado em Informatica Educativa do IFRS, que resultará em uma tecnologia para auxiliar professores e alunos do ensino fundamental no desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração (site/repositório/aplicativo). A respectiva proposta revela o desejo da Fundação Liberato em contribuir para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, na educação básica, por meio da pesquisa.

A programação da manhã contou com a palestra “Pesquisa no Ensino Fundamental” proferida pelo Prof. Dr. Fábio Mendes, autor do livro “Iniciação científica para jovens pesquisadores”.

No turno da tarde, ocorreu o workshop “Fazer pesquisa no/com o ensino fundamental: elementos essenciais”, ministrado pelos professores da Fundação Liberato, Marlene Teixeira, André Luís Viegas, Paula Pires e Sandra de Oliveira que abordaram os seguintes aspectos do “fazer pesquisa”: ética e segurança; avaliação de projetos de pesquisa; áreas e temas; caderno de campo.

O seminário encerrou com o painel “Projetos de pesquisa na Mostratec Júnior: compartilhando experiências, com a participação da escola Martha Wartenberg, sobre o projeto Bebedouros, da rede municipal de Novo Hamburgo; as integrantes da Secretaria de Educação de Esteio, Adriana Chilante de Paula e Iris Silvana da Silva Lemo, que falaram sobre a experiência da Avaliação Participativa na Femuci.

As representantes da Secretaria de Educação de Nova Hartz para falar sobre a experiência da Banca de Avaliação na Feitic e as representantes da Escola Vila São Jorge, de Portão, para falar sobre a experiência da banca do Aprendiz da Ciência.  

Galeria de imagens