buy instagram followers
Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental | Liberato

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental

12/05 2016
Institucional

Foi realizado, na terça feira, 10 de maio, o I Seminário de Pesquisa no Ensino Fundamental, no auditório da Fundação Liberato. O evento contou um público aproximado de 230 participantes. Em sua primeira edição, configura uma importante iniciativa para reunir professores e gestores de escolas e Secretarias de Educação, organizadores de feiras de ciências e pesquisadores que vêm se comprometendo com a temática da pesquisa no Ensino Fundamental.

A proposta do evento está vinculada a pesquisa “Iniciação Científica no Ensino Fundamental: os impactos na formação a partir do ensino e aprendizagem pela pesquisa” que tem como instituição executora a Fundação Liberato e como pesquisadora proponente a Coordenadora da Mostratec Júnior, Sandra de Oliveira.

A abertura contou com a fala do Diretor Leo Weber, que fez o lançamento do Mapa Virtual das Feiras Afiliadas à Mostratec Júnior, e do Diretor Operacional e de Relações do Grupo Sinos, Miguel Henrique Schmitz, que falou sobre a parceira da Mostratec Júnior com o Jornal NH por meio do encarte do Projeto Ler. Na sequência, o Coordenador do Centro de Planejamento e Avaliação, André Viegas, apresentou a parceria da Mostratec Jr. com o Mestrado em Informatica Educativa do IFRS, que resultará em uma tecnologia para auxiliar professores e alunos do ensino fundamental no desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração (site/repositório/aplicativo). A respectiva proposta revela o desejo da Fundação Liberato em contribuir para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, na educação básica, por meio da pesquisa.

A programação da manhã contou com a palestra “Pesquisa no Ensino Fundamental” proferida pelo Prof. Dr. Fábio Mendes, autor do livro “Iniciação científica para jovens pesquisadores”.

No turno da tarde, ocorreu o workshop “Fazer pesquisa no/com o ensino fundamental: elementos essenciais”, ministrado pelos professores da Fundação Liberato, Marlene Teixeira, André Luís Viegas, Paula Pires e Sandra de Oliveira que abordaram os seguintes aspectos do “fazer pesquisa”: ética e segurança; avaliação de projetos de pesquisa; áreas e temas; caderno de campo.

O seminário encerrou com o painel “Projetos de pesquisa na Mostratec Júnior: compartilhando experiências, com a participação da escola Martha Wartenberg, sobre o projeto Bebedouros, da rede municipal de Novo Hamburgo; as integrantes da Secretaria de Educação de Esteio, Adriana Chilante de Paula e Iris Silvana da Silva Lemo, que falaram sobre a experiência da Avaliação Participativa na Femuci.

As representantes da Secretaria de Educação de Nova Hartz para falar sobre a experiência da Banca de Avaliação na Feitic e as representantes da Escola Vila São Jorge, de Portão, para falar sobre a experiência da banca do Aprendiz da Ciência.  

Galeria de imagens