Institucional

Seminário: Plano de Saneamento e Educação Ambiental

By 4 de julho de 2016 Sem comentários

O convênio estabelecido entre o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e Corsan com execução da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, objetiva a elaboração do Programa de Educação Ambiental do Consórcio.

As atividades destinam-se aos envolvidos com educação popular e ambiental, mobilização social, Universidades, ONGs, Prefeituras municipais (Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação), Redes de Educação Ambiental, Pastorais, Sindicatos, Associações de Moradores, Cooperativas de Reciclagem, entre outros.

Estão previstos três seminários e uma Plenária de fechamento, com a consolidação e apresentação do Plano Regional de Educação Ambiental com enfoque em Saneamento.

O próximo encontro ocorre no município de Três Coroas em 20 de julho (quarta-feira), no município de Três Coroas.

Confira a programação:

Municípios envolvidos: Araricá, Canela, Gramado, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, São Francisco de Paula, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.
LOCAL: Três Coroas (Centro de Cultura – Rua Luís Volkart, 155)

PROGRAMAÇÃO:

– 8h às 8h45min: Credenciamento
– 8h45min: Abertura
– 9h às 10h15min – Palestra sobre Plano de Saneamento – “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB”.
BERENICE DE SOUZA CORDEIRO
Engenheira Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Foi responsável pelo Estudo da SNSA/MCidades que resultou no Panorama dos Planos Municipais de Saneamento Básico no Brasil.
Pesquisadora e gestora de projetos no Centro de Estudos da Metrópole. Ampla experiência na área de estudos sobre Estado e políticas públicas, com ênfase em política urbana e ambiental, atuando principalmente nos temas relacionados à gestão integrada de saneamento básico.
Experiência profissional em políticas públicas de saneamento básico em prefeituras, governo federal, ONGs e organismos internacionais. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Atuou como pesquisadora na elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) pela UFRJ  e como gestora de projetos no Centro de Estudo da Metrópole (CEM/Cebrap), vinculado ao Departamento de Ciência Política da USP. Trabalhou como consultora especializada em vários Acordos de Cooperação Técnica: PNUD/PMSSSNSA/MCidades; Unesco/Fundação Vale; IICA/SNSA/MCidades; e, atualmente, no ACT BID/PNCC sobre a atualização do Programa Nacional de Capacitação das Cidades.

– 10h30min às 11h45min – Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento
IRENE CARNIATTO
Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela UFPR. Participa do coletivo da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Gestão da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) – ITAIPU/MMA. Pesquisadora e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre da UNIOESTE – CEPED UNIOESTE e do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental.

– 11h45min: Almoço

– 13h30min às 17 horas: Troca de saberes na Educação Ambiental e discussões

 FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Os dois primeiros encontros ocorreram em 16 de junho e 06 de junho nos municípios de Dois Irmãos e Santo Antônio da Patrulha, respectivamente.

O primeiro Seminário compreendeu os municípios de Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Ivoti, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Sapucaia do Sul.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos e contou com:

Palestra sobre o Plano de Saneamento – “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB” proferida pela Engª TATIANA SANTANA TIMÓTEO PEREIRA (Especialista em Gestão e tecnologia do Saneamento  e Mestranda em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz)

Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento, proferida por RENATA ROZENDO MARANHÃO (Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – Departamento de Educação Ambiental – Gerente de Projetos).

No turno da tarde realizou-se o chamado “Troca de saberes na Educação Ambiental” com apresentação de experiências dos diferentes municípios.

O segundo encontro foi realizado no município de Santo Antônio da Patrulha e compreendeu as representações dos municípios de Cachoeirinha, Caraá, Gravataí, Osório, Riozinho, Rolante e Santo Antônio da Patrulha.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de santo Antônio da Patrulha contou com a seguinte programação:

Palestra sobre Plano de Saneamento – “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB” com o Eng. LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES (Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia – UFB. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, principalmente, nos campos do saneamento ambiental, saúde ambiental e política, gestão e planejamento de saneamento básico).

Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento com VICTOR HUGO MOSQUERA (Diretor do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA).

No turno da tarde realizou-se o chamado “Troca de saberes na Educação Ambiental” com apresentação de experiências dos diferentes municípios além de discussão com os participantes acerca da metodologia de elaboração do Plano de Educação Ambiental.

 FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário