Institucional

Tecnologia Assistiva para Crianças

By 18 de outubro de 2019 Sem comentários

Os alunos Ana Caroline Simão e Marcos Paulo Hickmann Ullmann (Curso Técnico de Mecânica), acompanhados do Professor Luis Golçalves Pereira, apresentaram, nesta quinta-feira (17), o projeto “Tecnologia assistiva de recreação para crianças com marcha Crouch na paralisia cerebral – Tecmacrouch”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, em Novo Hamburgo (RS).

O projeto foi desenvolvido com o propósito de unir a tecnologia assistiva com a atividade lúdica, promovendo a inclusão de pessoas que possuem um controle limitado do tronco mas que ainda assim conseguem mantê-lo ereto com algum auxílio. Para isso, foi desenvolvido um brinquedo com base no gira-gira, possibilitando que crianças com essa deficiência consigam brincar no mesmo ambiente que as demais.

Para a concepção do brinquedo, foi feito um estudo de caso com um aluno da escola, o que nos proporcionou a noção do cotidiano de uma criança com paralisia cerebral. O brinquedo tem capacidade para quatro crianças brincarem ao mesmo tempo, tendo dois espaços adaptados com dispositivo de segurança para as crianças com deficiência.

No brinquedo, as crianças ficam em pé e ele deve ser rotacionado ou por outras crianças sem deficiência ou por uma pessoa de fora do brinquedo, fazendo com que ele gire em torno do seu eixo. O brinquedo foi instalado para teste na EMEF Anita Garibaldi contou com o acompanhamento da comunidade escolar. Ele foi retirado para ajuste visando a participação na Mostratec. Após feira, o brinquedo será instalado definitivamente na escola.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário