Institucional

Competição de Robôs no Curso de Mecânica

By 30 de agosto de 2019 Sem comentários

A competição ocorreu no dia 30 de agosto. Neste ano, os alunos do Curso Técnico em Mecânica foram desafiados, na disciplina de Projetos Mecânicos, com o desenvolvimento de um projeto de robô estoura balão. 

Para essa modalidade de competição são estabelecidas normas para fabricação do dispositivo (robô), construção e disposição da pista (realizadas pela comissão organizadora), comportamento das equipes durante a realização da competição, além de regras da própria competição.

Os alunos são responsáveis por todo o projeto, fabricação até definir como será o descarte de tudo no final do ciclo de vida. Todas as informações são registradas de forma on-line no Databook do projeto.

O Databook é um arquivo de dados contendo todos os documentos que fizeram parte desse projeto. Contém informações da concepção, projeto, dimensionamento, construção e montagem, manutenção, ou mesmo de fornecimento, uma coleção de documentos que conta a história de um processo, do início ao fim, evidenciando tudo o que foi importante até a finalização do robô.

A partida é disputada por duas turmas com quatro equipes cada. É permitido apenas dois membros de cada equipe na área de realização das partidas, enquanto os demais membros devem assistir a disputa junto ao público. Cada equipe competiu com um robô construído de acordo com as especificações anteriores. A partida foi iniciada ao comando do juiz principal e continuou até a eliminação dos competidores. 

Uma partida consiste em duas rodadas contendo três rounds cada e uma final, sendo que o round terá o tempo máximo de três minutos. O critério de encerramento do round é sempre o estouro do balão de alguma equipe. A arena diminui conforme as bexigas são estouradas entre os rounds.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário