Institucional

Conversa sobre as adolescências

By 22 de novembro de 2018 Sem comentários

O “Conversa sobre as Adolescências” é um espaço mensal de encontros entre pais/mães/responsáveis com o Serviço de Psicologia da Fundação Liberato. É um momento que oportuniza reflexões sobre a adolescência no contexto das diferentes gerações, através do diálogo com os pais sobre a vivência cotidiana com os filhos, oportunizando a descoberta de novas possibilidades de tecituras de suas relações.

Neste terceiro ano da atividade, foi realizado, no dia 20 de novembro, um espaço ampliado de interlocução entre pais, alunos e servidores da Fundação Liberato, a partir de uma temática pungente na contemporaneidade: a depressão e o suicídio na adolescência.

O vídeo “O Caminho da Perdição”, produzido por alunos do segundo ano do Curso de Eletrônica, que concorreu no Festival de Curtas-metragens Acessíveis da Liberato – 2018, foi o dispositivo que alavancou a discussão. Na ocasião, houve a participação de convidados especiais, como os alunos Marcus Azevedo, Lucas Riboli, Mateus Scheuermann e Gustavo Bender, autores do vídeo, e a Psicanalista Ieda Prates da Silva. Eles participaram da Roda de Conversa junto aos demais participantes do encontro.

O momento possibilitou identificar alguns aspectos do nosso cotidiano que comprometem o bem-estar das pessoas em geral e as relações familiares, tais como: individualismo e consumismo, falta de diálogo, a espetacularização da vida nas mídias sociais, formas de uso das tecnologias e ausência de atitude empática.     

Dessa forma, é possível, após as trocas e aprendizagens vividas no encontro, que aquilo que comumente se estabelece como um conflito de gerações pode se constituir em um encontro de gerações. Afinal, tanto pais/mães quanto filhos querem o mesmo: “diálogo”.

Ficou uma certeza: não há um manual ou fórmula que dê conta disso, mas que é no diálogo comprometido com a escuta, a desidealização, tanto do momento, como do conteúdo das conversas, que se constrói a tão desejada aproximação entre pais/mães e filhos.

Os organizadores do evento acreditam que as possibilidades são tão ou mais potentes que os já conhecidos impasses característicos desta etapa da vida dos jovens. Eles esperam que com esta atividade tenham estimulado a ampliação de um olhar compreensivo e cuidadoso para com nossos jovens, e de um alcance empático também dos adolescentes para com as angústias e cuidados por parte de seus responsáveis.

O Conversa sobre as Adolescências agradece a presença de todas as pessoas que ajudaram a construir este momento de reflexão dedicado às famílias do/as aluno/as da Fundação Liberato. Agradece aos servidores que acompanharam o trabalho e especialmente a presença e contribuição Prof. Amaury da Silva Júnior, Diretor de Ensino.

 Lembramos que em abril de 2019, os encontros no seu formato tradicional voltam a acontecer. A divulgação será feita através do site e redes sociais da escola, bem como envio de e-mail aos responsáveis.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário