Institucional

Estudante gaúcha presente na maior Feira de Ciências da China

By 21 de julho de 2019 Sem comentários

Macau, 21 de julho – A aluna do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Giovana Berti Mantovani (18 anos), está participando da China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic), que acontece de entre 20 e 26 de julho.

Ela ganhou o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostratec do ano passado. Graças a isso, ela pode estar presente nesse importante evento de ciência e tecnologia voltado à estudantes do ensino médio.

O projeto apresentado por ela é um estudo que investigou o detergente Acabi (derivado do breu branco, uma resina extraída do pinheiro), comprovando ser possível minimizar os danos às células sadias, já que um dos problemas atuais da quimioterapia é que a maior parte dos tratamentos convencionais prejudica tanto as células cancerígenas como as células saudáveis. A orientação é da Professora Karla Kereski Ruschel.

Na programação da Castic, o domingo foi dedicado à montagem dos estandes. Neste ano, são 437 projetos inscritos, vindos de 56 países. Na categoria dos projetos internacionais, estão presentes 92 trabalhos.

Todos os participantes estão alojados na Universidade de Macau, local onde acontece também as cerimônias de abertura e premiação. A exposição dos projetos ocorre na Cotai Expo.

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário