Institucional

Liberato no Ufrgs Mundi 2018

By 17 de outubro de 2018 Sem comentários

Pelo sétimo ano consecutivo, alunos de todas as séries dos cursos diurnos da Fundação Liberato participaram do UFRGS Mundi 2018, evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da UFRGS, realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2018, em Porto Alegre (RS).

O UFRGS Mundi é um projeto desenvolvido desde 2012, que tem por objetivo promover a discussão das relações internacionais para alunos do ensino médio, através de uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), oferecendo aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimento, compartilhar experiências, desenvolver habilidades de oratória e negociação, promovendo o aprendizado em conjunto.

Cerca de 400 jovens de todo o Estado participaram do evento, em três dias de discussões nos diversos comitês das Nações Unidas, como delegados representantes dos diversos países signatários da ONU.

Nossos 20 delegados tiveram uma participação importante nos seguintes comitês: Assembleia Geral das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas de 1954, Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ANUMA), Banco Mundial, Conselho de Direitos Humanos (CDH), Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Senado Federal, União Africana (UA), Agência de Comunicação (AC), que fez a cobertura geral do Mundi.

A cerimônia de abertura ocorreu na Assembleia Legislativa, com a presença do Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, que enfatizou, em seu discurso, a importância da universidade pública e dos projetos de extensão. Os debates ocorreram na Faculdade de Economia da UFRGS. 

Agradecemos o empenho de todos os alunos, da chefe da delegação Giovanna Matte e às professoras Maira Daniel e Hildete Flores, que organizaram a delegação Liberato e acompanharam os alunos nos três dias do evento.

Para maiores informações acesse o site: https://www.ufrgs.br/ufrgsmundi/edicao-2018/

Compartilhe este post:

Deixe um comentário