Institucional

Câmara lança o Prêmio Cientista Júnior

By 11 de outubro de 2017 Sem comentários

Instituído por resolução aprovada no início de outubro, o Prêmio Cientista Júnior foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 11. Elaborado pela Mesa Diretora da Casa, o reconhecimento será conferido anualmente pelo Legislativo aos dois melhores projetos de escolas hamburguenses na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior), promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. O objetivo é buscar a valorização dos jovens envolvidos e incentivar iniciativas de pesquisas científicas e tecnológicas.

A presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), destacou que a proposta atinge diferentes objetivos. “Com a premiação, conseguimos, de alguma forma, valorizar a Mostratec, que leva o nome da cidade para diferentes países, e todos os alunos hamburguenses envolvidos na iniciativa”, ressaltou. O diretor-executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, enalteceu que essas atitudes adotadas fortalecem a proposta da Mostratec. “Esta decisão da Câmara oportunizará que meninos e meninas do nosso Município apresentem soluções criadas nas escolas de Novo Hamburgo para todo o Brasil. Parabéns, vereadores, vocês estão ajudando a transformar Novo Hamburgo na Capital Brasileira da Ciência Jovem”, elogiou.

Weber informou que, em 2017, a feira contará com um total de 720 projetos científicos, oriundos de 20 países e todos os estados brasileiros. “A Mostratec já alcançou o patamar de maior mostra científica estudantil da América Latina. E queremos cada vez mais qualificar professores e as instituições envolvidas. Apenas em 2017, capacitamos mais de 2 mil docentes, porque acreditamos que não podemos mais dissociar educação e pesquisa”, salientou.

Cientista Júnior

Instituído pela Resolução n° 12/2017, o Prêmio Cientista Júnior presta reconhecimento aos dois melhores projetos de escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, promovida pela Fundação Liberato. Os premiados, limitados a dois alunos e um professor-orientador por projeto, recebem, além de diploma, hospedagem e passagens aéreas para viabilizar sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada anualmente na Universidade de São Paulo, ou em evento similar em âmbito nacional.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores/NH.

Fala do Diretor Executivo, Leo Weber

Nestes últimos anos, a Mostratec, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, evento realizado pela Fundação Liberato, atingiu o patamar de maior feira de ciência jovem da América Latina, em função dos expressivos resultados obtidos pelos alunos e o envolvimento da comunidade escolar. Em 2017, na 32ª edição, ela contemplará estudantes entre 14 e 20 anos de idade na MOSTRATEC, entre 7 e 13 anos de idade na MOSTRATEC Junior e entre 4 e 6 anos na MOSTRATEC Infantil. Teremos um total de 720 trabalhos (420 – Mostratec; 250 – Mostrater Junior; 50 – Mostratec Infantil), oriundos de 20 países e todos os Estados do Brasil.

Com a parceria de redes municipais, como a de Novo Hamburgo, estamos construindo a mais sólida rede de feiras do ensino fundamental do Brasil. A Mostratec Junior já tem 62 feiras afiliadas e cultivamos momentos que emocionam, obtidos pelo esforço dos alunos, mas também devido a dedicação de professores, seus orientadores. Queremos cada vez mais qualificar os professores, as entidades organizadoras de feiras de ciências e o processo de avaliação, dando suporte e informação, transferindo nossa experiência, nosso conhecimento acumulado. Em 2017 capacitamos mais de 2000 docentes do ensino fundamental porque acreditamos que não se pode mais dissociar educação e pesquisa. Tudo o que fazemos na MOSTRATEC, da organização técnica à logística, do cuidado com questões de segurança e de ética, da preocupação com a qualidade de cada trabalho apresentado e de seu impacto social e econômico, tudo isto, representa um entorno, um ambiente que desejamos fortalecer, para que o principal aconteça: o protagonismo de cada aluno para fazer perguntas qualificadas e para saber enfrentar estes desafios.

Neste momento histórico, esta decisão da Câmara de Vereadores de NH, de lançar o Prêmio Cientista Junior, oportunizará que meninos e meninas de Novo Hamburgo apresentem pesquisas e soluções criadas nas escolas do município para o Brasil. Parabéns Vereadores: Vocês estão fortalecendo este movimento e transformando Novo Hamburgo na Capital Brasileira da Ciência Jovem. Boa tarde. Muito obrigado.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário