Curso técnico de

Informática para Internet

Sobre o curso

Formar técnicos aptos a atuar com desenvolvimento de aplicações para Internet, abrangendo as principais necessidades do mercado nessa área, desde conhecimentos gerais da estrutura dos computadores e sua montagem, linguagens de programação para WEB, desenvolvimento de aplicações utilizando banco de dados, compreensão e instalação de redes de computadores, passando pelo conhecimento da língua inglesa, gestão empresarial e desenvolvimento de projetos.

O curso prepara o profissional para a realização de atividades que vão desde a montagem de computadores e sua conexão em rede até o desenvolvimento de complexos sistemas WEB com bancos de dados, utilizando recursos e linguagens de programação atuais, além de prover uma fundamentação teórica básica.

O aluno será estimulado a desenvolver uma atitude empreendedora e responsável, terá condições de estruturar ambientes de trabalho e as tecnologias necessárias para o desenvolvimento de projetos; além do conhecimento da língua inglesa e desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão necessárias para a criação de sistemas interativos em diferentes grupos de trabalho.

Diferenciais

O curso integra as áreas das tecnologias da informação e comunicação, desenvolvimento de projetos e empreendedorismo, focando na formação de um profissional capaz de programar para WEB além de montar, instalar, configurar, entender e manter as tecnologias necessárias para esse fim.

Perfil profissional do egresso

O técnico em Informática para Internet é um profissional com conhecimentos técnicos específicos de programação de sistemas WEB, abrangendo aspectos importantes de uma formação suficiente sobre a estrutura dos computadores e sua conexão em rede, com foco na formação de programadores para Internet, com utilização de banco de dados.

Este profissional deve ter boa base em comunicação, expressão, lógica e matemática, incluindo a língua inglesa, indispensável para o profissional desta área. O técnico em informática para Internet deve demonstrar capacidade de abstração, criatividade, pró-atividade, pré-disposição e embasamento teórico mínimo para estar capacitado a aprender novas tecnologias e atualizar-se, buscando corretas e confiáveis referências, sendo capaz de avaliar as melhores fontes de informação para manter-se capacitado frente às mudanças tecnológicas.

Deverá ser capaz, também, de trabalhar em equipe demonstrando responsabilidade, ética, organização e visão sistêmica. O profissional de TI deve ainda, ter conhecimento dos princípios científico, tecnológico, mercadológico além de normas que definem o seu trabalho, buscando autonomia intelectual que o capacite para criar sistemas para Internet com responsabilidade, seriedade e competência.

Pré Requisitos

Para ingressar no Curso Técnico de Informática para Internet: desenvolvimento de software, o candidato deve apresentar conclusão do Ensino Médio e ser aprovado no processo de seleção do referido curso.

Organização curricular

O Curso Técnico em Informática para Internet: Desenvolvimento de Software, ocorre no turno da noite, com a duração de 1200horas/aula relativo aos componentes curriculares mais 360 horas de estágio curricular obrigatório totalizando 1560 horas/aula. É organizado em módulos de 300h cada um constituindo, então 4 módulos, um a cada semestre, totalizando quatro semestres.

O aluno, ao final do Curso, deverá apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso. Este será uma aplicação prática utilizando conhecimentos adquiridos ou relacionados com aqueles estudados.

O aluno poderá, a seu critério, ter ou não um ou mais orientadores. Estes poderão ser professores da Fundação ou profissionais externos ligados a área objeto de estudo do Curso.

O trabalho de conclusão não conta horas/aula.

Estágio Curricular

O Estágio Curricular será acompanhado pelo Serviço de Supervisão de Estágios da Escola (SUPE), devendo atender todas as regras do mesmo. A aprovação no Estágio Curricular Obrigatório é condição para a obtenção do diploma de técnico.

O curso poderá ter regras próprias, especificas para a modalidade, desde que não entrem em conflito com as regras gerais da SUPE.

O estágio curricular obrigatório, só poderá ser realizado ao final do terceiro módulo, sendo que o quarto módulo poderá ser cursado concomitantemente com o mesmo.

Certificados e diplomas

O aluno que concluir o curso com aprovação é conferido o Diploma de Técnico em Informática para Internet: Desenvolvimento de Software – Área Informação e Comunicação.

Corpo Docente

Coordenador de Curso: Marcio Leandro Souza Momberger

Supervisão Educacional: Vera Maria Mosmann

Orientação Educacional: Lola Cristina da Luz Rodrigues

Professores

Denis Messa – Comunicação e Semiótica

Elisabete K. Nunes – Inglês Instrumental

Francine Numer – Matemática Computacional I

Inaciane Teixeira da Silva – Comunicação e Expressão

Marcia Isabel da Silva – Matemática Computacional I

Marcio Momberger – Linguagem de Programação III (Java I), Linguagem de Programação IV (Java II), Estrutura de Dados, Programação para Dispositivos Móveis (Mobile), Trabalho de Conclusão de Curso

Marita Beatriz Konzen – Gestão Empresarial, Introdução a Pesquisa Científica

Maurício Piber Maciel – Organização de Computadores

Raul Antônio Gerhardt – Banco de Dados I, Linguagem de Programação I (C# I), Linguagem de Programação II (C# II – MVC), Banco de Dados II, Introdução à Engenharia de Software, Tópicos Especiais

Raul Mesquita – Algoritmos de Programação

Horários

Blog

Venha estudar na Liberato

A Liberato oferece oportunidade de crescimento pessoal e profissional por ensino de qualidade, com ênfase na pesquisa e inovação, além de atividades culturais e esportivas.

O ingresso na Fundação Liberato para todos os cursos, exceto Cursos de Extensão, se dá exclusivamente através de processo seletivo. A prova envolve questões de língua portuguesa e matemática e uma proposta de redação. A prova de seleção para o diurno exige a leitura obrigatória de um livro, indicado pela banca.

Tenho interesse