Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Titulares

Nome Cargo
George Andrei Santos de Moura Presidente
Cristiane Weber Vice-Presidente
Luiz Silvestre Wendt Secretário

E-mail para contatocipa@liberato.com.br

Titulares Representantes da Instituição

Atividades da CIPA na Fundação Liberato

Gestão CIPA 2021/2022

Dia 15 de setembro de 2021 foi o último dia de treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação Liberato. O curso, de participação obrigatória por todos os membros da Comissão, foi organizado pela Diretoria de Pesquisa e Produção Industrial e foi ministrado pelo empregado público e Técnico em Segurança do Trabalho, Alexsander Costa Martins.

A CIPA é a comissão que possui como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Os membros da Gestão 2021/2022, empossados em 22 de setembro de 2021, são os seguintes:

Titulares Representantes da Instituição

George Andrei Santos de Moura
Rafael Dornelles Ramos

Suplentes Representantes da Instituição

Antonio Alberto Andrade da Rosa
Luiz Silvestre Wendt

Titulares Representantes dos Empregados Públicos

Cristiane Weber
Margareth Helena Weber

Suplentes Representantes dos Empregados Públicos

Cristiane Pereira Alchimowich Anton
Sandro Marques da Silva

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

É uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com freqüência anual.

A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O:

“Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho –SIPAT”.

Objetivos

Orientar e conscientizar os funcionários da SUA EMPRESA sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho; Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia a dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança.

Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.

Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

Informações úteis

Orientação, dicas e conceitos básicos de prevenção contra sinistros de calamidade pública, divulgada pelo órgão da defesa civil do Rio Grande do Sul.

  • Calendário Anual de Reuniões
  • Normas Gerais de Segurança
  • Norma Interna de Segurança para terceiros
  • Mapa de Riscos Ambientais