Curso técnico de

Manutenção Automotiva

Sobre o curso

O objetivo do Curso Técnico em Manutenção Automotiva é proporcionar ao aluno fundamentação teórico-prática que possibilite executar atividades e acompanhar os avanços tecnológicos da área.

Ao finalizá-lo, o aluno estará apto a identificar e descrever componentes automotivos mecânicos, elétricos e eletrônicos, utilizar as ferramentas necessárias nos sistemas automotivos, avaliar componentes, composição de fluídos e lubrificantes, diagnosticar e analisar falhas e anomalias e proceder os reparos, entre outras competências.

Perfil profissional do Técnico em Manutenção Automotiva

O Técnico em Manutenção Automotiva deverá ser um profissional capaz de atualizar-se permanentemente e de contribuir para o desenvolvimento humano e tecnológico no seu campo de trabalho.

Seu perfil será generalista, de forma a poder transitar por diversas atividades e setores, fundamentado nos princípios da ética, da gestão da qualidade, da segurança e do meio ambiente.

Deverão exercer atividades profissionais de forma empreendedora, com iniciativa, liderança, multifuncionalidade e capacidade de trabalho em equipe, com participação maior nas funções de planejamento, execução e montagem, nas áreas de manutenção, instalação de peças e acessórios e ambientes automotivos, vendas, inspeções e avaliações.

Perfil profissional do Auxiliar de Técnico em Manutenção Automotiva

Ao concluir o terceiro módulo o aluno do curso técnico em manutenção automotiva está apto para auxiliar profissionais técnicos e engenheiros na realização de manutenções veiculares, em empresas do ramo automotivo.

Estrutura curricular

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva ocorre no turno noturno, com a duração de 1.600 horas. É organizado em quatro módulos de 300 horas cada, constituídos por componentes curriculares, mais 400 horas de estágio curricular supervisionado, com saídas parcial e final.

A estrutura modular permitirá ao aluno ingressar no mercado de trabalho ao término do módulo III, como Auxiliar Técnico em Manutenção Automotiva. A conclusão do módulo IV e a realização do estágio supervisionado, concomitantemente ao módulo IV ou posterior, dará direito ao diploma de Técnico em Manutenção Automotiva.

O Curso tem caráter generalista. É constituído de uma parte voltada para as ciências, desenvolvendo competências básicas, e outra voltada para as tecnologias, desenvolvendo competências específicas, e está pautado nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização e na transversalidade.

O tratamento transversal de temas deve permear o desenvolvimento curricular. Elegem-se como temas transversais presentes, portanto, nos diferentes momentos e espaços da formação: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, Cidadania, Ética e Exercício Profissional e Educação e Sustentabilidade Ambiental.

Blog do curso

automotivoliberato.blogspot.com.br

Corpo Docente

Coordenador Técnico: Nereu Luís de Farias

Supervisão Escolar: Luçara  Velleda

Orientação Educacional: Maria Gladionici Pedrasini

Professores

Viviane Lima

Ernesto Augusto Bernardi – Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Materiais e Processos Mecnicos Veiculares, Eletroeletronica III, Manutenção veicular II

Gilberto Luiz Viana – Legislação e Inspeção Veicular

Jose Celmar Roir da Silva – Cálculo Técnico Veicular I

Júnior Rafael Schaulett – Técnico Automotivo

Luçara Damé Torma Velleda – Supervisão Educacional

Luiz André Mützemberg – Cálculo Técnico Veicular II

Márcio Fernandes da Silva – Técnico Automotivo

Maria Gladionice Pedrasini – Orientação Educacional

Marita Beatriz Konzen – Técnicas de Comunicação, Perícias Veiculares

Nereu Luís de Farias – Técnico em Eletromecânica e Licenciatura em Física

Nubia dos Santos Coimbra – Metrologia II; Gestão, Qualidade e Empreendedorismo

Sandro Heleno Auler – Desenho Técnico Veicular, Metrologia I, Combustíveis e lubrificantes II

Solimar Mário M. Fonseca – Informática Aplicada, Mecânica Veicular I, Manutenção Veicular I, Projetos Automotivos

Thiago Gonçalves Fernandes – Eletroeletrônica I, Eletroeletrônica II, Mecânica Veicular II

Blog

Venha estudar na Liberato

A Liberato oferece oportunidade de crescimento pessoal e profissional por ensino de qualidade, com ênfase na pesquisa e inovação, além de atividades culturais e esportivas.

O ingresso na Fundação Liberato para todos os cursos, exceto Cursos de Extensão, se dá exclusivamente através de processo seletivo. A prova envolve questões de língua portuguesa e matemática e uma proposta de redação. A prova de seleção para o diurno exige a leitura obrigatória de um livro, indicado pela banca.

Tenho interesse