Institucional

Cientista Beta

By 14 de dezembro de 2018 Sem comentários

Os alunos da Fundação Liberato dos cursos diurnos de Química, Eletrotécnica, Eletrônica e Mecânica participam do Projeto Experiência Beta como pesquisadores. O projeto ocorre durante o ano e conta com participação das ex-alunas da Liberato, Ágata Dupont e Mariana Rau, na idealização e na organização do mesmo.

As jovens pesquisadoras, em suas falas, resgataram a sua experiência acadêmica iniciada na escola com o objetivo de propagar a sua “paixão” em fazer ciência despertada no seu ensino médio técnico.

Durante a participação dos alunos pesquisadores no Experiência Beta, os mesmos recebem “feedbacks” sobre o processo de produção do seu projeto por jovens cientistas que integram o time do projeto, até o momento de chegar no Encontro Nacional e apresentar seu trabalho para a banca.

Os alunos e professores mentores dos projetos recebem acolhida especial e participam de eventos indicados para cada um. As dinâmicas promovem a reflexão sobre a prática de fazer ciência. Nesta edição, participam alunos e professores de diferentes regiões do Estado e do país que compartilham seu percurso na pesquisa, entre eles, representantes do Pará, Ceará, Bahia e São Paulo.

Para os alunos da 3ª série do Curso de Eletrotécnica, Gabriel Schaab e Bruna Land, parceiros no projeto apresentado, a experiência é muito positiva. Gabriel destaca que ali se discute como tirar a ideia do papel e torná-la viável: “A participação na banca foi boa, pois receberam críticas construtivas e elogios que animam a continuar”, comentou. Para Bruna, as palestras e dinâmicas são divertidas. O tratamento dispensado aos pesquisadores é muito bom: “A apresentação do projeto foi muito legal, com uma banca qualificada na avaliação dos projetos”, conclui ela. Ambos ressaltam a alegria de participar do evento.

A Liberato também esteve representada por professores e ex-alunos como avaliadores que se voluntariaram para compor as bancas de avaliação dos projetos na manhã do dia 13 de dezembro. Além de fazer avaliações orais, após as apresentações, deixaram feedbacks por escrito que serão divulgados para os alunos e professores mentores dos projetos.

O Encontro Nacional do Experiência Beta ocorre de 12 a 14 de dezembro e é sediado no bloco B da Unisinos. 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário