Institucional

Comitê de Inovação e Tecnologia da ACI reunido na Mostratec

By 9 de novembro de 2016 Sem comentários

O Comitê de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promoveu reunião na quarta-feira (26), durante a Mostratec, na Fenac, contando com a participação de representantes da Fundação Liberato e a classe empresarial. O vice-presidente da pasta, Rodrigo Koetz de Castro (ex-aluno da Liberato), escolheu realizar o encontro no evento pela relevância dessa iniciativa e com a intenção de que os empresários se aproximem e apoiem a inovação acadêmica. Na mostra de 2016 estão presentes 640 projetos, englobando 21 países, com a participação de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

“Nosso objetivo está em criar um ambiente de inovação, criando uma economia competitiva, além de dar visibilidade aos empresários do potencial dos estudantes e professores da Fundação Liberato, estimulando a troca de experiências e oportunidades entre empresários e docentes. Queremos discutir os desafios e expectativas de cada parte para maior integração”, reforçou Rodrigo Castro. De acordo com o vice-presidente da ACI, “as empresas precisam inovar para crescer e a área acadêmica tem um papel fundamental na formação profissional e na construção de conhecimento teórico e prático. Ocorre que a relação entre esses agentes é tímida e aproximá-los favorece a geração e difusão da inovação necessárias para um ambiente competitivo saudável”, complementa.

O diretor executivo da Liberato, Leo Weber, reforçou a abertura da instituição ao setor empresarial e convidou a todos para os 50 anos da Fundação, que ocorre em 2017. O diretor de pesquisa Leori Tartari apresentou a produção científica e publicações técnicas, divulgando os laboratórios e cursos rápidos voltados para o setor empresarial. E a coordenadora Marlene Teixeira explanou sobre as estatísticas da formação de alunos e o programa de estágios da instituição.

André da Rocha, diretor da Orisol, destacou que 45% dos seus colaboradores na região são egressos da Liberato, inclusive estagiários. “É necessário atualizar rapidamente os currículos e inserir as empresas no contexto educacional”, complementou ele. O diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Sinos, Miguel Schmitz, ressaltou que o encontro durante a Mostratec é uma grande iniciativa. “Vem em boa hora, o país precisa e é necessário que se criem núcleos setoriais para favorecer a participação de todas as empresas de cada setor”.

Estiveram presentes representantes das empresas Liko, Artecola, Boxflex, Alfredo Maus, C&S do Brasil, Hub Express, Society, Polynner,  Instituto By Brasil, Oversize Um Cultural, Dimel Stúdio 10, Orisol Teevo S.A, Grupo Sinos, além dos coordenadores dos cursos técnicos de eletrônica, mecânica, química, eletrotécnica e informática.

Fonte: De Zotti – Assessoria de Imprensa

Compartilhe este post:

Deixe um comentário