Institucional

Estudante ganha bronze na maior Feira de Ciências na China

By 25 de julho de 2019 Sem comentários

Macau, 25 de julho – A jovem pesquisadora do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Giovana Berti Mantovani (18 anos), única representante brasileira presente à China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2019), conquistou o 3º lugar na categoria projetos internacionais.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, em Macau. Ela participou do evento através do Prêmio Killing de Tecnologia, conquistado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.

No total, 56 países e regiões compareceram à Castic. Estudantes da Liberato já conquistaram prêmios nesse evento em sete oportunidades: 3° lugar em 2014, 2015, 2018 e 2019; 2° lugar em 2013 e 2017; e 1° lugar em 2016.

Sobre o projeto apresentado
Um dos problemas atuais da quimioterapia é que a maior parte dos tratamentos convencionais prejudica tanto as células cancerígenas como as células saudáveis. Pensando em reduzir esse problema, Giovana desenvolveu um estudo que investigou o detergente Acabi (derivado do breu branco, uma resina extraída do pinheiro), comprovando ser possível minimizar os danos às células sadias. A orientação do trabalho é a Professora Carla Kereski Ruschel.

Parabéns!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário