Institucional

Ex-aluna é destaque no teatro

By 22 de fevereiro de 2017 Sem comentários

Thais Andrade recebeu o Prêmio Revelação no Açorianos de Teatro 2016.

Ela tinha tudo para seguir uma carreira como engenheira. Formou-se em Eletrotécnica pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em 2011, foi bolsista de Engenharia de Produção na universidade, mas um dia resolveu mudar tudo: queria fazer o que realmente gostava. Queria trabalhar com pessoas. Mas como fazer isso? Com o teatro. “A vontade de fazer artes e o lado humano de trabalhar com as pessoas é uma forma política de entrar em contato com a sociedade. É tentar transformar o mundo através da arte. Hoje não me vejo fazendo outras coisas”, explica a hamburguense Thais Andrade, 24 anos, estudante de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Na escola em que estudava, em Novo Hamburgo, Thais participava de um grupo de teatro. Depois, já no ensino médio, ela realizou um projeto sobre o teatro na educação infantil. Atualmente, é técnica dos teatros da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, cuidando da iluminação e do som. Também trabalha como iluminadora em vários espetáculos pela capital.

Na fase final da faculdade, Thais tem no seu currículo um prêmio estadual. Em 2016, ela e sua peça Aos Sãos foram laureadas na categoria revelação como melhor direção e melhor peça, além do prêmio revelação pelo júri popular na cerimônia do Açorianos 2016. “Foi gratificante! Ainda mais no encerramento da faculdade, o que fortalece o que quero fazer, que é seguir dirigindo e me envolvendo em mais peças”, comenta. Este foi o primeiro prêmio recebido na carreira.

COLHENDO OS FRUTOS DA FACULDADE

O espetáculo premiado, Aos Sãos, foi concebido no trabalho de estágio de direção de Thais. Ela conta que a peça é sobre o maior manicômio do Brasil, Colonia, em Barbacena Minas Gerais. A partir de pesquisas sobre o assunto, a história apresenta 5 internos e as suas micro relações dentro do manicômio e através disso perceber o processo político social existente. “No ensino médio estudamos a situação manicomial europeia e não a brasileira.

Então não conhecemos muito a nossa história sobre esse assunto. Muitas vezes as pessoas paravam la dentro porque atrapalhavam a ordem da cidade, como por exemplo moradores de rua, deficientes físicos, pessoas que denunciavam políticos. Eles simplesmente eram jogados la dentro”. A diretora também reforça que a peça já foi apresentada para escolas de ensino médio e para alunos das graduações de psicologia, e que procura apoio para seguir com a peça em circulação e até mesmo trazer a apresentação para Novo Hamburgo.

PEÇA PREMIADA

Concebida no trabalho de estágio de direção de Thais, a peça Aos Sãos é sobre o maior manicômio do Brasil, Colônia, localizado em Barbacena, Minas Gerais. Segundo ela, a partir de pesquisas sobre o assunto, a história apresenta cinco internos e as suas microrrelações dentro do manicômio para, através disso, perceber o processo político social existente.

DUAS CASAS

Thais também conta que, mesmo morando em Porto Alegre, também mantem contato com sua família. “Eu praticamente tenho duas casas. Vou para Novo Hamburgo todas as semanas”, comenta. Para 2017 ela pretende circular com seus espetáculos. “Este ano quero dirigir, aproveitar e viver a vida real depois de formada”

Fonte: Jornal NH (janeiro/2017).

Compartilhe este post:

Deixe um comentário