Institucional

Ex-alunos realizam trabalhos voluntários na África

By 3 de abril de 2018 Sem comentários

Na tarde desta terça-feira (03), os ex-alunos da Fundação Liberato, Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araújo, compartilharam, com alunos da disciplina de História, suas experiências de voluntariado na África. A iniciativa do encontro foi da professora Sonia Roselle Porto Machado.

Carlos é Técnico em Mecânica e concluiu o curso em 2000, e Ana é Técnica em Química formada em 2002. Atualmente, suas formações são “Chef” de Cozinha e Bióloga, respectivamente. De acordo com Ana, a casa deles é o mundo.

Em 2016, o casal alinhou seus planos em busca dos seus objetivos: queriam explorar novos lugares, aprender novas culturas e, principalmente, ajudar quem precisasse, construindo assim o “Projeto Espírito Livre – Voluntários Pelo Mundo”, que tem por finalidade viajar os cinco continentes realizando serviços voluntários.

No ano de 2017, eles embarcaram para seu primeiro destino, a África, já com um projeto voluntário a ser realizado. Os outros trabalhos, surgiram ao longo da jornada por meio de pesquisa e indicações.

Ao embarcarem para os destinos, eles decidiram viver intensamente “o lugar”. Isso incluiu o uso de transporte público durante todo o roteiro do casal, moradias locais, aprendizagem de línguas, vivendo uma imersão cultural e social. Ao total foram treze países visitados no período de nove meses, participando de oito projetos.

Conheça um pouco sobre os projetos:

Projeto 1
Foco: Ajuda social.
Prestação de serviço em pré-escola, erguida pela comunidade local, auxiliando em todas as atividades com as crianças.

Projeto 2
Foco: Ajuda social e ambiental.
Auxílio na construção de uma casa ecológica, realizando estudo do ambiente e erguendo as estruturas.

Projeto 3
Foco: Ajuda social e ambiental.
Reforço no cuidado de cavalos resgatados de abate e maus tratos, dando apoio também em aulas de equitação ofertadas para a comunidade.

Projeto 4
Foco: Ajuda social.
Voluntariado em escola para crianças deficientes visuais e albinas, aprendendo braile para desenvolver atividades de educadores.

Projeto 5
Foco: Ajuda social.
Realizavam papel de pai e mãe para crianças, cuidando delas enquanto suas mães recebiam formação profissionalizante para sustentarem sozinhas suas famílias.

Projeto 6
Foco: Ajuda social, ambiental e saúde.
Auxiliaram na construção de mais uma casa ecológica, realizando estudo do ambiente e erguendo as estruturas, ofertaram suporte psicológico e cuidados com a saúde de enfermos e realizaram a motivação e educação para a agricultura familiar.

Projeto 7
Foco: Ajuda social e ambiental.
Realizaram a introdução de uma alimentação saudável para moradores de rua e catadores de resíduos, preparando o ambiente, que antes era impróprio, para o replantio de alimentos orgânicos que estavam dispostos para descarte.

Projeto 8
Foco: Ajuda social e humanística.
Cuidados paliativos com pacientes em estado terminal.

Saiba mais sobre o projeto em:

https://pt-br.facebook.com/euvouepronto/

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário