Institucional

Falecimento do ex-servidor Telmo Agnes

By 22 de fevereiro de 2018 Sem comentários

No dia 14 de fevereiro faleceu, em Novo Hamburgo (RS), o ex-servidor Telmo Pedro Agnes (62 anos).

O Professor Telmo ingressou na Fundação Liberato como aluno do Curso Técnico de Mecânica e, posteriormente, já formado (1977), atuou como Auxiliar de Ensino. Como aluno atuou como monitor de Física onde comandava uma equipe de monitores que auxiliavam os alunos na disciplina através de um processo inovador para época chamado “passos de física”.

Com curso de formação de professores e Mestrado na Bélgica, Telmo exerceu diversas funções na escola, entre elas: Diretor Executivo Interino, Secretário Executivo, Diretor de Ensino, Coordenador do Centro de Planejamento a Avaliação (CPA), Coordenador do Curso de Mecânica, Coordenador do curso de Segurança do Trabalho (sendo um dos idealizadores do curso), Presidente do Centro de Professores, entre outros.

Líder do movimento que culminou com a eleição, pela comunidade escolar, da lista tríplice da qual o Governador nomeava o Diretor Executivo (1987), foi um grande incentivador da pesquisa científica. Criativo e questionador, tinha grande participação em movimentos políticos da cidade e da região, dialogando com as mais diversas correntes dentro e fora da instituição.

Entre seus passatempos preferidos estavam a pintura, a preparação de pratos na cozinha, a fotografia e as pescarias.

Telmo demonstrou grande apego à Fundação Liberato. Muitas das árvores existentes na área da escola foram trazidas plantadas por ele. Ele deixou dois filhos: João Pedro a Ana Júlia.

Foto: Professores Fogaça, Dal Molin, Pedro, Telmo e Araújo.

Se você deseja enviar um depoimento, escreva para comunicacao@liberato.com.br

“Muitos de nós perdemos não apenas um colega, mas também um amigo. Telmo tinha um grande coração. Ao mesmo tempo que era questionador e exigente em relação ao trabalho, tinha a bondade dentro de si. Na mesma velocidade que “explodia”, era capaz de pedir desculpas quando percebia que tinha passado dos limites. Poucos são capazes de fazer isso.

Para quem o conheceu de forma mais próxima, seja no trabalho ou na vida pessoal, sabe que atrás daquela pessoa insistente em determinados aspectos profissionais estava um homem bom, ponderado, capaz de fazer com que pessoas com ideias contrárias sentassem à mesma mesa para, pelo menos, conversar. Poucos tem essa habilidade.

Poderia escrever muito mais coisas sobre o Telmo, mas finalizo registrando o seguinte: “Obrigado pelo que deixastes para teus colegas, teus amigos, tua família e tua Liberato”.

Luis Eduardo Selbach – Assessor de Comunicação Social

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário