Institucional

Liberato participará do Tom São Paulo

By 23 de outubro de 2014 Sem comentários

À convite da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, para integrarem a Comissão de Organização e Execução do TOM São Paulo, estiveram presentes, no dia 22 de outubro, em São Paulo (SP), o Coordenador de Planejamento e Avaliação (CPA) da Fundação Liberato, José Breno da Cruz, e a Técnica em Educação, Sandra de Oliveira.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará, em parceria com um conjunto de Instituições, entre os dias 28 e 30 de novembro, o evento TOM São Paulo. TOM – 72 HORAS PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.

O primeiro evento TOM foi realizado em Nazaré, Israel, entre 29 de junho e 01 de julho deste ano. A edição do Brasil será o segundo evento e o primeiro do Brasil.

O objetivo da iniciativa é reunir, durante três dias, em um único espaço, profissionais de diferentes áreas envolvidas com tecnologia e reabilitação (engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, programadores, designers, entre outros profissionais) e pessoas com deficiência, para que desenvolvam soluções práticas para resolução de problemas do dia a dia.

Foram selecionados seis desafios/problemas, por intermédio de levantamento junto às pessoas com deficiência e entidades, para ser alvo do trabalho das equipes multitarefa.

A Fundação Liberato foi convidada para atuar na organização desse evento e na composição das equipes executoras e será a única Instituição a representar o Estado do RS. Para tanto, a Fundação Liberato irá compor equipes de alunos e professores para atuarem na resolução dos desafios. A ideia é que os participantes projetem e construam as soluções durante os três dias de evento. Durante as atividades, será necessário o uso de equipamentos diversos e tecnologia de ponta, tais como notebooks, furadeiras, impressoras 3D, impressora braile, ferramentas em geral (chaves de fenda, parafusos, etc), entre outros, que possibilitem a confecção dos projetos.

As equipes utilizarão as instalações (laboratórios e oficinas) da Escola Politécnica da USP.

Foto (da esquerda para a direita): José Breno da Cruz (Coord. CPA – Fundação Liberato); Sandra de Oliveira (Técnica em Educação – Fundação Liberato); Fadi Taraboulsi Júnior (Assessor da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP); Cid Torquato (à frente, Secretário Adjunto – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP).

Conheça a edição que aconteceu em Israel.
 
 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário