Institucional

Robótica Educacional reúne diferentes atividades durante a Mostratec

By 21 de outubro de 2014 Sem comentários

A edição 2014 da Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, ocorre entre os dias 27 e 31/10, no Centro de Eventos e Negócios da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento reúne a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. Este ano, está prevista a participação de 350 trabalhos, do Brasil e de outros países.
 
Durante a Mostratec, também ocorrem alguns eventos integrados, entre eles o Festival Mostratec de Robótica Educacional. Coordenado pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, tem como objetivo realizar demonstrações de tecnologias e metodologias empregadas na Rede e entre seus parceiros para o desenvolvimento da Robótica Educacional.

Este ano, o festival conta com várias atrações durante os quatro dias de exposição, entre elas a Robótica e o Museu Interativo da PUCRS (programação completa no fim do texto).

O destaque fica com o Desafio de Robôs, que chega a sua sexta edição. O evento ocorre nos dias 30 e 31/10 e tem como tema Agricultura familiar – alimentar o mundo, respeitar o planeta. A ideia é promover a reflexão e chamar a atenção dos organismos educacionais sobre a importância da agricultura familiar no Planeta. Os elementos que representarão a partida na arena já estão definidos: colheita, plantação, área de preservação, silos, fazenda, rio, fábrica e feira. As equipes devem escolher um dos desafios, conforme seu nível de ensino:

Lego: estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Robótica Livre: estudantes do 4º ano EF ao Ensino Médio

Este ano, a organização do evento tem como meta reunir mais de 70 equipes, de colégios públicos e privados (cerca de 500 estudantes e educadores), para o Desafio de Robôs.

Mais sobre o Desafio de Robôs

O desafio consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, numa competição que envolve estratégia, criatividade e tecnologia. Cada arena representa um elemento que possibilita ao estudante encontrar soluções, conforme o tema do evento.

 A Robótica Educacional

Configura-se como uma das possibilidades de uso tecnológico que estão adentrando o ambiente escolar e modificando a forma de apropriação e abordagem do conteúdo, a aprendizagem dos estudantes e a relação entre os atores do processo educativo. A utilização da Robótica na educação pode potencializar a expansão do ambiente de aprendizagem, disponibilizando mais ferramentas, aumentando a gama de atividades que podem ser desenvolvidas e promovendo a integração de diversas disciplinas, através da construção de dispositivos robóticos.

Mais informações podem ser obtidas no site colegiomarista.org.br ou com Pablo Furlanetto, assessor de Comunicação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista: 51 8154 8842 / pablo.furlanetto@maristas.org.br.

 

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário