Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Manual de Trabalhos Científicos

 

Os trabalhos científicos são uma constante na vida de todo estudante.  Além disso, cada vez mais, trabalhar com projetos dentro dos moldes científicos nas instituições de ensino torna-se uma necessidade e, por outro lado, um grande desafio tanto para pesquisadores quanto para orientadores. Os professores da Fundação Liberato também se defrontam com essa tarefa na assessoria constante aos alunos no desenvolvimento de suas pesquisas.

Com o intuito de auxiliar os alunos na confecção de seus trabalhos, apresentam-se aqui algumas orientações para elaboração de relatórios, projetos de pesquisa, relatórios de estágio, trabalhos escolares em geral, já que há uma diversidade de literatura nesta área de estudo. As orientações deste manual seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um órgão nacional que regulamenta tais trabalhos.

Destaca-se que este Manual aprofunda especialmente aspectos pertinentes à redação e formatação de relatórios de pesquisa, relatórios de estágio e trabalhos escolares. Para a redação de projetos de pesquisa, sugere-se consultar também o “Manual de orientações para projetos de pesquisa” de Souza et al. (2012) disponível no site da Fundação Liberato.

Espera-se, com isso, esclarecer certos pontos e orientar a elaboração de trabalhos científicos. É importante acrescentar que a intenção é facilitar tanto o trabalho docente quanto o discente na tentativa de simplificar essa tarefa.             

Este Manual dá conta das diretrizes propostas pela Fundação Liberato no sentido de dirimir dúvidas e apresentar normas válidas para a redação de trabalhos científicos. As situações específicas que não constam neste trabalho podem ser consultadas na ABNT.

Manual Trabalhos Científicos

Manual de Orientações para Projetos de Pesquisa