Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

|   Transparência   |   Moodle   |   Webmail

Conheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Revista Liberato Inclusiva

Apresentação | Corpo Editorial | Normas para Publicação | Edição Atual | Edições Anteriores | Contato

Apresentação

É com imensa alegria que apresentamos a 1ª edição da Revista Liberato Inclusiva. Este volume tem como objetivo divulgar os Anais do IV Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e II Seminário de Esporte Acessível, evento que se consolida como espaço de discussão dos temas inclusão e acessibilidade, bem como de divulgação de projetos institucionais e de pesquisa em tecnologia assistiva.

Nestas páginas você encontrará oito seções que visam representar a diversidade de áreas que constitui o Liberato Inclusiva: educação, comunicação, saúde, reabilitação, trabalho, tecnologia, design, engenharias, cultura, esporte, lazer. Os títulos das seções expressam por si e, portanto, não caberia aqui fazer apresentações. Desejamos que as palavras escolhidas possam proporcionar uma experiência singular para cada leitor.

Trata-se de uma revista que nasce com o princípio da acessibilidade, buscando contemplar textos acessíveis a todos os públicos do Seminário: alunos, professores, militantes do tema, pesquisadores, empresários, engenheiros, arquitetos, programadores, comunicadores, profissionais de RH e da saúde, associados de entidades representativas da pessoa com deficiência, gestores, comunidade em geral.

Ao longo de suas coloridas páginas, junto a cada foto ou ilustração, foram inseridos arquivos de áudio com a descrição da imagem para que todos possam desfrutar ao máximo da interação com a revista.

Versões do texto em Libras e em Comunicação Alternativa podem ser acessadas na página do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) para a educação profissional.

Queremos que a leitura seja fluida e interativa, como um convite para o diálogo iniciado no Seminário. Com esse propósito, criamos um canal para que o leitor possa nos enviar as suas impressões ou sugestões, “continuar a conversa”, através do e-mail liberato.inclusiva@ liberato.com.br. A cada edição buscaremos publicar algumas dessas impressões. Iniciamos com a coluna do fotógrafo Marne Andriotti, na seção Percepções e TransformAções.

Acessibilidade é fundamental para a Inclusão, mas não a garante que a concretização de práticas inclusivas. Para incluir, é preciso não negligenciar a deficiência, mas antes de tudo, enxergar a PESSOA. As práticas inclusivas, embora asseguradas por lei, ainda não atendem às necessidades da população. Nesse sentido, o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional vem contribuindo para fortalecer a educação inclusiva no ensino médio profissionalizante, propondo ir além da promoção da inclusão nos espaços escolares, firmando o compromisso de ampliar a formação profissional da pessoa com deficiência e a adaptação de postos de trabalho para a constituição de espaços mais inclusivos na sociedade.

Finalizando, gostaríamos de registrar nosso agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo apoio financeiro aos Anais do IV Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e II Seminário de Esporte Acessível.

Nossa expectativa é de que essa experiência em palavras sirva como inspiração para transformar a si mesmo, no encontro com o outro. Desejamos uma boa leitura!

Corpo Editorial

Editora
Sandra de Oliveira

Bibliotecária Responsável
Lílian Amorim Pinheiro

Editoração Eletrônica
Marcos Bernardo Lamb

Técnico Responsável
Danilo Augusto de Oliveira

Comissão Editorial
André Luís Viegas
Carmem Maria Ribeiro Bica Beltrame
Elenilto Saldanha Damasceno
Vívian Boldt Guazzelli Lisboa
Helena Venites Sardagna
Jader Bernardes
Lílian Amorim Pinheiro
Sandra de Oliveira

Fotografia de:
Marne Andriotti

Normas de publicação

1 . Através do espaço on-line da revista Liberato Inclusiva, podem ser publicados:

  • artigos de opinião;
  • artigos científicos;
  • relatos de experiência;
  • resenhas;
  • reportagens;
  • entrevistas;
  • pôster de projetos de pesquisa.

2. Os textos devem:

  • ser de autoria própria;
  • ser identificados;
  • ser devidamente revisados, considerando os aspectos linguísticos e semânticos;
  • ser redigidos em arquivos .DOC, tamanho A4, na fonte Arial, tamanho 12 (doze), com espaçamento entre linhas de 1,5 (um e meio) centímetros, margens esquerda e superior de 03 (três) centímetros e margens direita e inferior de 02 (dois) centímetros, incluindo as citações bibliográficas e obedecendo as normas da ABNT.
  • no caso de artigos científicos: os textos deverão conter, entre 06 a 15 páginas (tamanho A4), na fonte Arial, tamanho 12 (doze), com espaçamento entre linhas de 1,5 (um e meio) centímetros, margens esquerda e superior de 03 (três) centímetros e margens direita e inferior de 02 (dois) centímetros, em formato MS Word for Windows ou similar, incluindo as citações bibliográficas e obedecendo as normas da ABNT. As citações dentro do texto deverão especificar o sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s). As notas de rodapé, exclusivamente explicativas, deverão apresentar numeração consecutiva dentro do texto. Os créditos relativos aos autores deverão vir também em nota de rodapé e devem conter o nome do autor, instituição, formação acadêmica, Currículo Lattes e e-mail.

3. Os textos podem ser ilustrados com fotos. As imagens (quando existirem) – devem ser enviadas em arquivos .JPEG, com, no mínimo, 72 dpi de resolução (para versão digital); arquivos .JPEG, com, no mínimo, 300 dpi de resolução (para versão impressa).

4. As imagens enviadas devem estar acompanhadas de texto de descrição da imagem com vistas à acessibilidade.

5. Os textos devem ser enviados juntamente com uma foto do(a) autor(a), para o e-mail: liberato.inclusiva@liberato.com.br

6. Serão priorizados textos de painelistas, cursistas, oficineiros, expositores e demais participantes do Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e Seminário de Esporte Acessível.

IMPORTANTE: A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar, quando necessário, pequenas alterações na formatação dos textos e das imagens, a fim de ajustá-los às necessidades de publicação.

Edição Atual

v.1, n.1, 2015

Edições Anteriores

Contatos

liberato.inclusiva@liberato.com.br

Rua Inconfidentes, 395,Bairro Primavera,Novo Hamburgo- RS – Brasil
Cep: 93340-140
Fone: (51) 3584-2056

Topo da página