É com imensa alegria que apresentamos a 1ª edição da Revista Liberato Inclusiva. Este volume tem como objetivo divulgar os Anais do IV Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e II Seminário de Esporte Acessível, evento que se consolida como espaço de discussão dos temas inclusão e acessibilidade, bem como de divulgação de projetos institucionais e de pesquisa em tecnologia assistiva.
Nestas páginas você encontrará oito seções que visam representar a diversidade de áreas que constitui o Liberato Inclusiva: educação, comunicação, saúde, reabilitação, trabalho, tecnologia, design, engenharias, cultura, esporte, lazer. Os títulos das seções expressam por si e, portanto, não caberia aqui fazer apresentações. Desejamos que as palavras escolhidas possam proporcionar uma experiência singular para cada leitor.
Trata-se de uma revista que nasce com o princípio da acessibilidade, buscando contemplar textos acessíveis a todos os públicos do Seminário: alunos, professores, militantes do tema, pesquisadores, empresários, engenheiros, arquitetos, programadores, comunicadores, profissionais de RH e da saúde, associados de entidades representativas da pessoa com deficiência, gestores, comunidade em geral.
Ao longo de suas coloridas páginas, junto a cada foto ou ilustração, foram inseridos arquivos de áudio com a descrição da imagem para que todos possam desfrutar ao máximo da interação com a revista.
Versões do texto em Libras e em Comunicação Alternativa podem ser acessadas na página do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) para a educação profissional.
Queremos que a leitura seja fluida e interativa, como um convite para o diálogo iniciado no Seminário. Com esse propósito, criamos um canal para que o leitor possa nos enviar as suas impressões ou sugestões, “continuar a conversa”, através do e-mail liberato.inclusiva@ liberato.com.br. A cada edição buscaremos publicar algumas dessas impressões. Iniciamos com a coluna do fotógrafo Marne Andriotti, na seção Percepções e TransformAções.
Acessibilidade é fundamental para a Inclusão, mas não a garante que a concretização de práticas inclusivas. Para incluir, é preciso não negligenciar a deficiência, mas antes de tudo, enxergar a PESSOA. As práticas inclusivas, embora asseguradas por lei, ainda não atendem às necessidades da população. Nesse sentido, o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional vem contribuindo para fortalecer a educação inclusiva no ensino médio profissionalizante, propondo ir além da promoção da inclusão nos espaços escolares, firmando o compromisso de ampliar a formação profissional da pessoa com deficiência e a adaptação de postos de trabalho para a constituição de espaços mais inclusivos na sociedade.
Finalizando, gostaríamos de registrar nosso agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo apoio financeiro aos Anais do IV Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e II Seminário de Esporte Acessível.
Nossa expectativa é de que essa experiência em palavras sirva como inspiração para transformar a si mesmo, no encontro com o outro. Desejamos uma boa leitura!