
O Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi o local escolhido para o lançamento da 40ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec-Liberato.
O evento aconteceu nesta segunda-feira (15), reunindo autoridades, instituições parceiras, membros da comissão organizadora, representantes do correalizador Sebrae/RS, estudantes e imprensa.
A Mostratec-Liberato é considerada uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do mundo. O evento recebe jovens pesquisadores de todos os Estados brasileiros e, neste ano, de 19 países.
Em seu pronunciamento, O Diretor Executivo da Fundação Liberato, José de Souza, destacou que a feira é organizada por uma escola pública e que acontece graças à dedicação de vários empregados públicos e de inúmeras organizações parcerias: “É um exemplo da importância do ensino e da pesquisa na educação básica. A Mostratec-Liberato é mais do que uma feira, é uma missão da educação no Estado”, completou ele durante sua fala.
Além do Diretor, a cerimônia contou também com os pronunciamentos da ex-aluna e jovem pesquisadora participante da feira, Marlynn Pizatto; da representante do Sebrae/RS, Márcia Ferran; do representante do segmento empresarial, Diretor-Presidente da Fenac e do Sinmaqsinos, Marlos Schmidt; do Secretário de Educação/NH, André Luis da Silva; e dos Deputados Estaduais, Issur Koch e Miguel Rossetto, ambos ex-alunos da Fundação Liberato.
A Mostratec-Liberato estará aberta ao público de 28 a 30 de outrobro, das 13h30min às 21h, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS).