Institucional

Mostratec Júnior apoia feiras científicas no Estado

By 15 de setembro de 2016 Sem comentários

Estão ocorrendo diversas Feiras Municipais de Ciências afiliadas à Mostratec Júnior, especialmente, durante o mês de setembro. Iniciou com a Feira Municipal de Venâncio Aires, que ocorreu de 1º a 03 de setembro. No dia 14, ocorreu a abertura da Feira Municipal de Novo Hamburgo (FEMICTEC), com 140 projetos de alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Segundo a fala da Coordenadora da Mostratec Júnior na abertura da FEMICTEC, na Fenac, em Novo Hamburgo, “O que estamos constatando após 6 anos de Mostratec Júnior é que o ensino e a aprendizagem pela pesquisa modifica as relações entre estudante, professor e o conhecimento. Quando uma criança ou jovem tem a oportunidade de ser protagonista de sua própria aprendizagem, a sala de aula se transforma num grande caleidoscópio para ver o mundo. E não há limites para uma mente curiosa por aprender… Eis que temos nessas feiras belíssimos exemplos dessa experiência.”

Nos dias 14 e 15 é a vez da Feira Municipal de Montenegro, seguida pela Feira de Sapiranga, de 22 a 24 de setembro, e de Estância Velha, no dia 23 de setembro. A programação do mês encerra com a Feira Municipal de Vale Real, em 29 de setembro.

Todas elas contam com a participação de avaliadores da Fundação Liberato que contribuem com a seleção de projetos para a Mostratec Júnior.

Os pequenos pesquisadores encantam a todos os visitantes com sua desenvoltura para contar sobre o problema de pesquisa, a metodologia empregada, as descobertas realizadas e a relevância do trabalho desenvolvido. Não faltam cadernos de campo bem elaborados, experimentos com soluções criativas e propostas de intervenção nas comunidades envolvidas com a pesquisa.

A participação na Mostratec Júnior 2016 abrange 32 municípios do Rio Grande do Sul, entre outros estados e países, 4.434 projetos desenvolvidos em escolas do Ensino Fundamental, envolvendo 1.223 escolas, 14.311 estudantes e 2.343 professores – projetos de escolas públicas representam quase 80% do total.

Participe como pesquisador ou como visitante: de 25 a 28 de outubro, na Fenac, Novo Hamburgo (RS). Entrada franca.

É a Mostratec Júnior colaborando com a pesquisa na região e no Estado.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário