Institucional

Prêmio Indústria Jovem SinmaqSinos leva projeto para feira na Itália

By 20 de março de 2018 Sem comentários

Os estudantes Leonardo Jung Kremer e Amanda Francielle Martins Ev, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), participarão de uma feira de ciências da “Federazione Delle Associazioni Scientifiche e Tecniche”, na cidade de Milão, Itália.

Eles apresentarão o projeto “Estudo e correção de distorções harmônicas em sistemas fotovoltaicos”, ganhador do Prêmio Indústria Jovem SinmaqSinos, na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina.

O evento acontece entre os dias 23 e 27 de março. O trabalho é orientado pelo Professor Diego Ramos Moreira.

Sobre o projeto
Segundo os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), um dos pontos preocupantes na qualidade da energia é a presença de distorções harmônicas, geradas a partir de cargas não lineares ou eletrônicas, como os inversores presentes nos sistemas fotovoltaicos. Essas distorções podem se manifestar na tensão e na corrente, podendo resultar em falha ou má operação dos equipamentos, bem como, no aquecimento e até na queima de aparelhos eletrônicos.

O projeto dos alunos consiste num estudo aprofundado sobre as distorções harmônicas e sobre maneiras viáveis de corrigi-las. A alternativa encontrada para efetuar a correção foi a projeção de um dispositivo eletrônico dimensionado a partir de cálculos e simulações em software. Devido às pesquisas, cálculos, medições, projeção do filtro e testes, ficou comprovado que é possível realizar a correção de distorções.

Sobre o SinmaqSinos – Projeto Indústria Jovem
O Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região, tem, sede em Novo Hamburgo. O projeto Indústria Jovem surgiu em 2014 e tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela indústria, buscando atender a necessidade de obtenção de mão de obra para as empresas da base do SinmaqSinos. Por meio deste projeto, são oportunizadas vagas de trabalho para os jovens da região. Para alcançar este objetivo, o Projeto realizada atividades com duas abordagens: uma orientada para as empresas do SinmaqSinos, e outra, direcionada a alunos da rede pública de ensino.

Foto: Leonardo e Amanda na Mostratec do ano passado.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário