Institucional

Termo de Cooperação com a Economia Solidária NH

By 13 de agosto de 2019 Sem comentários

Ocorreu, no dia 08 de agosto, durante a Feira de Economia Solidária, a assinatura de Termo de Cooperação entre a Fundação Liberato e a Associação dos Empreendedores Solidários (Assessol), de Novo Hamburgo.

O acordo formalizou a cedência de espaço no pátio interno da escola para a realização de feiras produtos dos grupos de Economia Solidária, assim como em eventos festivos e culturais da escola, tais como a Feicit e a Mostratec.

Nestas feiras, os espaços para produtos de artesanato serão liberados para todos os artesãos individuais e para integrantes de associações e cooperativas de Economia Solidária. Já os espaços de comercialização de produtos alimentícios são restritos aos associados da Assessol, que assume toda responsabilidade pelo registro e cumprimento dos padrões sanitários exigidos na cidade.

Estiveram presentes, pela Fundação Liberato, o Diretor Executivo, Ramon Fernandes Hans, o Secretário Executivo, Leori Carlos Tartari, e o Professor Pedro Roque Giehl, que coordena as ações de apoio à Economia Solidária na escola. Pela Associação, compareceram a Presidente Nelda Zeni Dornelles dos Santos e a Coordenador Local da Feira, Eloisa Pereira Gheno. Também prestigiaram o ato o presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Professor Claudio Roberto Schabb e os Gestores das Políticas de Apoio e Fomento de EcoSol da Prefeitura de Novo Hamburgo, Nelson da Silva Pinto e Stela Maris Nervo.

Na oportunidade, foram destacadas a importância da Economia Solidária na geração de trabalho e renda, com inclusão social, promoção da sustentabilidade ambiental e a qualificação das relações de consumo. As entidades agradeceram o apoio da Fundação Liberato na qualificação organizativa do processo em curso na cidade, tais como, a assessoria no planejamento estratégico, na elaboração e execução do Plano de Formação integral e diferenciadas dos agentes e gestores em autogestão, além dos espaços de promoção comercial. Esse apoio tem contribuído para o crescimento e a qualificação dos grupos de autogestão produtiva na cidade e região, tornando a EcoSol uma referência inclusora para centenas de famílias.

O Diretor Executivo destacou a importância dessas ações afirmativas da escola pelo seu caráter público e formador de profissionais e agentes do desenvolvimento econômico e social e colocou a instituição a disposição para a construção conjunta de atividades e realizações.

A ferira semanal ocorre todas as quintas-feiras, na rua interna da escola e terá edições especiais durante a Feicit e a Mostratec. Também ocorrerá um Seminário Regional de EcoSol durante a Mostratec, reunindo lideranças para discutir a qualificação organizativa e funcional da autogestão da Economia de Cooperação Solidária.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário