Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Projetos Institucionais

Projetos Institucionais

Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional

A Fundação Liberato, como instituição comprometida com seu histórico de protagonismo dentro do setor educacional e atenta ao cenário contemporâneo propõe, neste projeto, a ampliação de sua estrutura física a partir da construção de um prédio para atendimento de mais 1200 alunos (aumentando em 33% a capacidade atual) utilizando a proposta arquitetônica da Escola Técnica Padrão MEC – Brasil Profissionalizado, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas nos cursos já existentes, ofertar mais três cursos de forma integrada – Design de interiores, Informática para Internet e Manutenção Automotiva – e sediar o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional. Com esta ampliação, a Fundação passa a ofertar mais três, totalizando sete cursos integrados, no diurno.

A construção está orçada em R$ 12 milhões e o prédio contará com salas de aula, laboratórios, anfiteatro, refeitório, ginásio de esportes e áreas de convivência, todos os espaços acessíveis para pessoas com deficiência. A licitação sai ainda em 2014. Os próximos passos serão a execução da obra e a realização de concurso público para professores e funcionários que irão atender à nova oferta.

Conforme o Censo Escolar de 2013, a demanda para o Ensino Médio é de 55.053 alunos oriundos das escolas públicas da região de abrangência da Fundação Liberato. Levando em conta essa demanda e que a Fundação Liberato é a única instituição pública que oferta o Ensino Médio integrado ao Ensino Profissionalizante no município, atendendo a região, há necessidade premente da ampliação das instalações físicas, bem como da capacidade de oferta. O projeto visa também o desenvolvimento de tecnologia assistiva, contemplando com qualidade a formação profissional da pessoa com deficiência.