DestaquesEventosInformativosInstitucionalMostratec

Prêmio Marinha do Brasil – Jovens pesquisadoras participam de expedição científica

By 13 de junho de 2023 Sem comentários
O Projeto “Uso do Grafeno associado a membrana inorgânica nanoporosa para o tratamento da água”, desenvolvido pelas estudantes do Curso Técnico em Química da Fundação Liberato, Helena Flores Moschetta e Manuela Prado Machado, recebeu o Prêmio Marinha do Brasil durante a Mostratec 2022. O projeto foi orientado pela Professora Schana Andréia da Silva e o prêmio consistiu em participar da Expedição de Apoio Científico ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), com passagem no Arquipélago Fernando de Noronha.
Durante o período de 27 de maio a 10 de junho, as jovens pesquisadoras estiveram a bordo do Navio R23 Rebocador de Alto Mar Triunfo, convivendo com a tripulação e pesquisadores embarcados e presentes na Estação Científica do ASPSP. Acompanhadas pela Professora de Biologia, Jaqueline Brummelhaus, tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos do seu projeto de pesquisa, bem como divulgar a Fundação Liberato e a Mostratec. Foram inúmeros momentos para troca de conhecimentos e construir vivências significativas, pessoais e profissionais.
O ASPSP fica a 1.100 km do ponto mais próximo da costa brasileira e 630 km do Arquipélago de Fernando de Noronha. É o mais isolado grupo de ilhas oceânicas, frequentemente sujeito a abalos sísmicos e, sem dúvida, o local mais inóspito do Brasil. Mas um paraíso de águas claras de uma riquíssima fauna marinha e importante área de biodiversidade ecológica, com elevadas taxas de espécies endêmicas.
A Estação Científica do ASPSP, inaugurada em junho de 1998, necessita de constante manutenção, tem como objetivo apoiar o Programa de Pesquisas no ASPSP – PROARQUIPÉLAGO, coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM, órgão da Marinha do Brasil. A partir da implantação da Estação Científica é possível o desenvolvimento de inúmeros trabalhos científicos, os quais proporcionam uma maior compreensão da dinâmica dos ecossistemas e processos ecológicos no Oceano Atlântico, com resultados de grande significação ecológica e socioeconômica para a nação brasileira.
Links com referências sobre ASPSP:
Compartilhe este post:

Deixe um comentário